Notícias

Adpec lança 2ª edição do Prêmio de Jornalismo com a temática da Campanha Nacional

Adpec lança 2ª edição do Prêmio de Jornalismo com a temática da Campanha do Defensores Públicos de todo o país.

Com o tema “Defensoras e defensores públicos pelo direito à documentação pessoal”, a Associação dos Defensores Públicos do Estado do Ceará apresenta o II Prêmio Adpec de Jornalismo que abordará a erradicação do sub-registro, com foco nas ações de registro de nascimento tardio, retificação em geral, emissão de 1ª e 2ª via da documentação básica (certidões de nascimento e casamento; certidão de óbito de parentes, assim como carteira de identidade, CPF, título de eleitor, carteira de trabalho, entre outros) e retificação de documentos (nome social e/ou erro de informações). O tema foi escolhido pela Campanha Nacional dos Defensores Públicos que visa ajudar cerca de 3 milhões de pessoas que não possuem certidão de nascimento e/ou que precisam fazer algum tipo de alteração em seus documentos oficiais.

Em sua primeira edição, 2017, o Prêmio teve sua temática livre, este ano se uniu ao tema da Campanha Nacional, lançada anualmente pela Associação Nacional dos Defensores Públicos (ANADEP), e apresenta três premiados em quatro categorias, além do Prêmio Especial e menções honrosas. “A ADPEC sempre defendeu a luta dos defensores públicos pela democratização do acesso à Justiça como forma de garantir a dignidade humana e diminuir consideravelmente a desigualdade social em nosso país. Dessa forma, o II Prêmio ADPEC de Jornalismo vem para consolidar essa parceria com a imprensa cearense no sentido de dar visibilidade às ações sociais e de direitos humanos desenvolvidas pelos Defensores Públicos em suas variadas áreas de atuação”, declara Ana Carolina Gondim, presidente da ADPEC.

O Prêmio ADPEC de Jornalismo apresenta à sociedade a importância dos meios de comunicação, e de seus profissionais, no processo de disseminação e democratização das informações, acerca do papel do Defensor Público no Sistema de Justiça, tornando menor a distância entre o público assistido e seus direitos. Em sua segunda edição, o Prêmio trás uma ampliação importante com a inclusão da categoria webjornalismo, por compreender a importância do conteúdo disseminado na internet e o seu poder de alcance, e apesar de escolher como tema central a Campanha Nacional dos Defensores Públicos, o Prêmio mantém uma premiação em cada categoria com tema livre.

A premiação é dividida em quatro categorias (jornalismo impresso, telejornalismo, radiojornalismo e webjornalismo) com 1º, 2º e 3º lugar cada uma, além do Prêmio Especial com temática livre que será escolhido um trabalho por categoria. Além da premiação em dinheiro, o II Prêmio ADPEC de Jornalismo reconhece com menção honrosa os trabalhos Universitários selecionados nas quatro categorias. As inscrições serão durante o mês de outubro e serão aceitos trabalhos publicados no período entre 11 de novembro de 2017 a 1º de novembro de 2018.

O tema da Campanha Nacional

O tema é considerado extremamente oportuno porque o público atingido é, geralmente, exposto a uma situação de extrema vulnerabilidade. Segundo o IBGE, no Brasil ainda temos cerca de 600 mil pessoas, entre 0 e 10 anos, sem registro civil, e esses números se referem apenas a um dos públicos alvo do tema “sub-registro civil”. O público alvo da campanha gira em torno das pessoas privadas de liberdade, crianças e adultos que moram em zonas rurais, moradores em situação de rua, grupos LGBT, comunidades quilombolas, povos indígenas e ciganos, principalmente. A iniciativa da Campanha Nacional dos Defensores públicos é da ANADEP, com apoio das Associações Estaduais, Defensorias Públicas e Colégio Nacional de Defensores Gerais (Condege).

CONFIRA AQUI O EDITAL

Related Posts