Notícias

ADPEC publicará coletânea de artigos e relatos de experiências defensoriais

Em última reunião de diretoria da ADPEC a diretoria decidiu promover uma publicação de coletânea que pudesse reunir artigos dos defensores públicos acerca das práticas realizadas por eles no exercício do trabalho defensorial com o intuito de promover uma maior divulgação do atendimento oferecido pela Defensoria pública do Estado do Ceará.

“Diante da dinâmica dos acontecimentos sociais e das constantes reformulações jurídicas, cada vez mais se faz necessário que sejam realizados esclarecimentos e sejam firmados posicionamentos sobre a função institucional da Defensoria Pública e sua atuação em favor da população carente de acesso à justiça. Neste cenário, a ADPEC promove um excelente espaço para divulgação dos posicionamentos e vivências dos Defensores Públicos do Ceará, e convida-os a publicar artigos e relatos de vivências relacionadas ao exercício profissional como forma de publicizar teses e práticas, concedendo assim maior visibilidade.”, justifica o diretor de comunicação da ADPEC, Sérgio Luis Araújo.

 

Confira abaixo o edital completo.

 

 

CHAMADA DE ARTIGOS E RELATOS DE EXPERIÊNCIA PARA PUBLICAÇÃO DA ADPEC

 

A diretoria da Associação dos Defensores Públicos do Estado do Ceará, para melhor cumprir as funções de promover a valorização profissional de seus associados; colaborar com os poderes públicos no aperfeiçoamento da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis e homogêneos; promover e incentivar o aperfeiçoamento dos associados; e desenvolver trabalho no sentido de colocar a entidade e seus associados, em posição de destaque, publica a presente chamada de artigos e relatos de experiência, a fim de, em sendo selecionados conforme as regras deste Edital, comporem Livro sobre o tema geral “Profissão Defensor Público: teoria e prática”, nos seguintes termos:

  1. Serão publicados relatos de práticas dos associados e artigos, inéditos ou não, dos associados da Adpec, bem como do público externo.
  1. O presente edital veicula chamada geral de artigos dos associados e do público externo e relatos de experiência dos associados.
  2. A modalidade relatos de experiência é destinada apenas aos associados da Adpec e é composta por relatos de no máximo 3.500 palavras e 4 (quatro) elementos visuais (tabelas, gráficos, imagens, etc), de atuação defensorial estratégica ou de repercussão, especialmente com potencial de aplicação em outras realidades. Essa modalidade de submissão deve conter o relato da situação-problema, a metodologia e ferramentas utilizadas, assim como as atividades desenvolvidas e resultados alcançados.
  3. Na modalidade artigos, serão selecionados artigos dos associados da Adpec, bem como para o público externo, com a seguinte divisão de espaços:

4.1. No mínimo, 60% (sessenta por cento) de artigos dos associados.

4.2. No máximo, 40% (trinta por cento) de artigos do público externo;

  1. Se não houver, entre os artigos submetidos, e considerados aptos à publicação, número suficiente para atender ao item 4.1, o percentual será remanejado, para os artigos do público externo.

5.1 Os artigos do público externo poderão incluir artigos de convidados em número de até 3.

  1. Os textos submetidos à publicação deverão ter entre 10 (dez) e 15 (quinze) laudas, espaço 1,5, fonte Times New Roman, tamanho 12, em folha A4,com margens superior e esquerda de 3,0 cm e inferior e direita de 2,0 cm, seguindo, no que o edital for omisso, as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas.

6.1 Nas citações deve ser usado o sistema “autor-data” (Ex.: MARTINS, 2017, p. 20), devendo as citações extensas (de 4 linhas ou mais) ser apresentadas em parágrafo destacado com recuo de 2 cm e fonte tamanho 10.

6.2. As referências deverão ser apresentadas em ordem alfabética no final do texto, segundo as regras da ABNT. (Ex.: CHAVES, José. A nova configuração da família. São Paulo: Atlas, 2015).

6.3. As notas explicativas devem ser reduzidas ao mínimo necessário e apresentadas no rodapé das páginas.

6.4. Os textos devem conter título, resumo e palavras-chave em português e em um idioma estrangeiro à escolha do autor, dentre os seguintes: inglês, francês, espanhol, italiano ou alemão.

  1. A publicação terá, no mínimo, 07 (sete) e, no máximo, 12 (doze) artigos e no mínimo 6 relatos de experiência.
  1. Os textos deverão ser encaminhados até o dia 1 de outubro de 2018.
  1. A submissão dos artigos à coletânea da Adpec implica renúncia aos direitos autorais patrimoniais em favor da Associação dos Defensores Públicos do Estado do Ceará, mas não impede os autores de publicá-los em outro livro ou periódico, desde que façam referência à coetânea da Associação dos Defensores Públicos do Estado do Ceará nas publicações subsequentes.
  1. Os autores receberão, no mínimo, 2 (dois) exemplares da edição do livro em que seus trabalhos forem publicados, independentemente de sua condição associado ou público externo.
  1. No caso dos artigos não inéditos, já publicados em livros ou em outros periódicos, é dever do autor:

11.1. Comunicar o fato à Adpec, informando o nome, o volume, o número de série, se houver, o ano, e os demais dados da publicação, para que isso conste da publicação da Adpec.

11.2. Declarar que possui autorização para publicar o artigo, eximindo a Adpec de qualquer responsabilidade perante a editora ou instituição detentora dos direitos autorais correspondentes.

  1. Os trabalhos submetidos à avaliação para publicação serão aprovados de acordo com os critérios de: (1) relevância e interesse social, jurídico, político ou de áreas afins; (2) estilo e conteúdo científico; e (3) observância às técnicas de redação e às regras ortográficas.
  1. Todos os artigos submetidos serão analisados por dois avaliadores, podendo ser encaminhados a um terceiro avaliador, em caso de pareceres conflitantes.
  1. Caso algum artigo, abrangido pela presente chamada, e considerado apto pelo Conselho Editorial, deixe de ser publicado, terá prioridade de publicação em outra publicação, caso o autor manifeste sua concordância.
  1. Os artigos de convidados não serão submetidos à seleção, desde que não haja mais de três trabalhos de convidados.
  1. Caso tenham sido submetidos, à mesma edição, mais de três artigos de convidados, respeitar-se-á a ordem de chegada, e os artigos excedentes poderão ser publicados em outra publicação pela Adpec ou submetidos ao procedimento comum de avaliação, de forma anônima e aleatória.
  1. Caso apresentem afinidade teórica suficiente, os artigos submetidos e considerados aptos à publicação poderão ser reunidos em outra publicação semelhante pela Adpec, com autorização dos autores.
  1. Para garantir a impessoalidade das avaliações, os trabalhos deverão ser encaminhados, sem qualquer identificação da autoria no corpo do artigo, por meio do email do autor, ao endereço da Adpec pelo e-mail adpec@adpec.org.br, servindo como prova de entrega a confirmação de recebimento emitida pela ADPEC, em resposta ao e-mail do autor.