Campanha Nacional: Racismo se combate em TODO lugar

Você com certeza já ouviu algum relato sobre racismo, seja na TV, no rádio, na internet ou até mesmo onde você mora. O que muitas pessoas não sabem é que o racismo não está presente apenas em formas de discriminação e xingamentos, ele é naturalizado em nosso dia a dia de outras formas.

Apesar de representarem mais da metade da população brasileira, pessoas indígenas, negras, quilombolas e povos tradicionais são historicamente os segmentos mais excluídos e sofrem com a discriminação em vários setores da sociedade. Elas são as maiores vítimas de homicídio, têm maior dificuldade no acesso à saúde, educação, cultura, emprego, moradia digna, postos de liderança, além de serem impactados de maneira desproporcional pelos efeitos negativos dos problemas que o Brasil enfrenta nos temas da segurança pública e violência doméstica, por exemplo.

Por tudo isso, a Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos, as Associações Estaduais e Distrital de Defensoras e Defensores Públicos e as Defensorias Públicas estaduais e Distrital lançarão a campanha temática Racismo se combate em todo lugar: Defensoras e Defensores Públicos pela equidade racial.

A iniciativa visa fomentar a necessidade de equidade étnico-racial no acesso a direitos e às políticas públicas de pessoas indígenas, negras, quilombolas e povos tradicionais e quer provocar a sociedade, o Estado e a imprensa para que o antirracismo seja uma luta de todas e todos por meio da educação em direitos.

#RacismoNão #DefensoriaSim #DefensorianaLutaAntirracista #ANADEPnaLutaAntirracista

Campanha Nacional de Valorização dos Defensores Públicos

Por meio do slogan – Defensor Público: transformando a causa de um no benefício de todos – a campanha institucional visa destacar a valorização dos feitos dos defensores públicos, ou seja, mostrar o trabalho da Defensoria Pública nas mais diversas áreas de atuação – onde seu serviço é essencial e fez a diferença, gerando resultados positivos à sociedade. Entre os temas que foram abordados neste primeito momento estão paternidade responsável, acesso a medicamentos e garantia de vagas especiais a deficientes físicos.

Campanha Estadual de Valorização dos Defensores Públicos – CEARÁ.

Campanha Nacional 2014 – Defensor Público. Transformando a causa de um em benefício de todos

Nesse ano fora decidido demonstrar a relevância do papel do Defensor Público em suas diversas áreas de atuação como acesso à saúde, atuação criminal, atuação extrajudicial, direito do idoso, violência doméstica, família, ações coletivas, moradia, infância e adolescência, direito ambiental, Direito LGBTT e pessoas em situação de rua.

Por todo o Brasil a atuação dos defensores e defensoras públicas foi- e continua sendo- essencial para que as pessoas sem recursos financeiros possam exigir o cumprimento de seus direitos humanos- como o direito de ter uma vaga numa creche ou numa escola, o direito de obter determinado medicamento ou tratamento médico- ou possam evitar que eles sejam violados- como o despejo indevido da sua moradia, entre outras.

Apesar da importância e da diversidade dessas atuações, é necessário destacar que apenas 28% das cidades brasileiras têm defensores públicos (ainda assim, em número insuficiente e sem apoio técnico) Em 72% das cidades não há um único defensor ou defensora pública.

Campanha Nacional 2013 – Defensores Públicos: Pelo direito de recomeçar.

Destaca o trabalho e educação como mecanismos de resocialização do apenado.
Em sua Campanha Nacional, defensores públicos de todo o país conclamam sociedade e governo a repensarem a reinserção do apenado.
Divulgar a necessidade da criação de mecanismos de reinserção social para pessoas privadas de liberdade, tendo como princípio a educação e geração de emprego ainda durante o cumprimento da pena é um dos objetivos da campanha. Além disso, a ideia é apresentar iniciativas positivas e casos de ex-detentos que, através de oportunidades de trabalho e educação (formação), reconquistaram seu espaço, quebrando o ciclo da reincidência.