Sem categoria

Defensoria inauguração serviço de mediação comunitária no bairro do Mucuripe

Cerca de 150 pessoas irão participar da inauguração da atividade de Mediação Comunitária, do Núcleo  Descentralizado da Defensoria Publica no bairro Mucuripe, na próxima sexta-feira, 5 de dezembro, das 8h30min às 11h30min, na sede do Núcleo. Durante o evento, a defensora pública Michele Camelo, do Núcleo Descentralizado da Defensoria Pública no bairro João XXIII, irá ministrar uma palestra sobre Mediação Comunitária, e também serão apresentados os 10 mediadores da própria comunidade que irão atuar no Núcleo do Mucuripe.

A Mediação Comunitária consiste em uma solução alternativa de conflitos na qual a própria comunidade resolve seus problemas, sem precisar criar um processo na Justiça, o que acaba desafogando o Poder Judiciário. “Uma das
vantagens da mediação comunitária é que ela incentiva o diálogo. Por meio de uma conversa mediada por um membro do bairro, a própria comunidade resolve seus problemas, o que contribui para diminuir o número de processos”, explica a defensora pública Juliana Nogueira.

Segundo a defensora, o Núcleo irá atender não só as pessoas do Mucuripe, mas os bairros do entorno, aumentado a abrangência de atuação da Defensoria Pública. O próximo Núcleo Descentralizado da Defensoria será inaugurado ainda este mês no bairro Tancredo Neves. Além da Assistência Jurídica, os Núcleos da Defensoria contam com atendimento de educação popular e mediação comunitária, atendendo não só o bairro onde o Núcleo funciona, mas também nas áreas adjacentes. A meta da Defensoria é inaugurar 12 núcleos descentralizados da Instituição em todo o município de Fortaleza, o que vai evitar que todas as pessoas tenham que se deslocar até a sede no bairro Luciano Cavalcante, diminuindo a grande fila de pessoas que buscam atendimento da Instituição em um só local e evitando que elas tenham que se deslocar até a sede para conseguir atendimento.