Sem categoria

Novos defensores assumem nesta terça-feira, 25/11

A partir desta terça-feira (25), a Defensoria Geral do Estado contará com um reforço de 63 novos defensores públicos. Eles vão tomar posse do cargo às 18 horas, no Parque das Jandaias, no Palácio Iracema, e contará com a presença do governador Cid Gomes, da defensora pública geral do Ceará, Francilene Gomes, e do Conselho Superior da Defensoria Pública que empossará os novos Defensores.

Para recepcionar e capacitar os novos defensores, a Defensoria Pública Geral irá realizar no período de 27 de novembro a 16 de janeiro o III Curso de Formação de Defensores Públicos. O curso irá apresentar a realidade administrativa e institucional da Defensoria Pública, capacitando os novos profissionais para o exercício eficiente de suas funções enfatizando a relação entre humanização do atendimento, efetivação do princípio da dignidade humana e paz social, através de 5 módulos:

MÓDULO 1 – Apresentação do panorama político-institucional geral da Defensoria Pública Brasileira;
MÓDULO 2 – Análise da realidade do Sistema de Justiça e das políticas de Segurança Pública e sua interface com o papel da Defensoria Pública enquanto política de Estado;
MÓDULO 3 – Apresentação da história da Defensoria Pública no Ceará, a atual estrutura organizacional da Defensoria Pública do Estado do Ceará e dos Defensores Públicos, bem como apresentação geral da Defensoria Pública da União no Ceará;

MÓDULO 4 – Apresentação das principais áreas de atuação;

MÓDULO 5 – Estágio supervisionado nas principais áreas de atuação.

Atualmente a Defensoria Pública do Estado do Ceará conta com 196 Defensores, que trabalham para a solução efetiva do problema do cidadão. Com a posse dos novos defensores, somarão 259 defensores. O salário inicial é de R$ 9,3 mil e ficarão lotados em omarcas do Interior do Estado.

NOVA SEDE

Além da posse dos novos defensores, nesta terça-feira o governador Cid Gomes assina a ordem de serviço para a construção da nova sede da Defensoria Pública do Estado. Com valor de R$ 2,7 milhões (verba exclusiva do Tesouro do Estado) e 2.930 metros quadrados, a previsão é que a nova sede, localizada na Seis Bocas, esteja concluída no prazo de 240 dias.

O novo prédio da Defensoria Geral terá auditório (capacidade para 210 pessoas), biblioteca, arquivo geral, recepção, gabinetes, salas do consumidor, salas de psicologia e corregedoria, cantina e salas dos defensores. Atualmente, a Defensoria Geral funciona na rua Caio Cid e está com estrutura defasada para a demanda da população.

Serviço: Posse dos novos Defensores Públicos do Estado do Ceará e assinatura da Ordem de Serviço para construção da nova sede da Defensoria Geral
Dia: 25 de novembro
Horário: 18h
Local: Auditório Jardim Jandaia, localizado no Palácio de Iracema

Veículo: Site do Governo do Estado do Ceará