Conteúdos Adpec, Destaques Inicial, Publicações

13 de Abril: 296 anos de força e vitalidade da cidade de Fortaleza

Ela é luz o ano inteiro. Fortaleza é sua graça. Seu nome diz muito sobre seu vigor e potência. Conhecida por seu clima tropical e suas praias de águas quentinhas, a cidade encanta tanto os de casa quanto seus visitantes. Não há como esconder suas cicatrizes tricotadas de lutas. Mesmo que sua colonização tenha sido realizada por europeus, suas terras já eram ocupadas inicialmente por donos legítimos: os indígenas cearenses.

Por isso, no seu sangue jorra misturas. É isso que a torna tão colorida e iluminada. Fortaleza revela ser mãe ao abrir seus braços para todos que a desejam tê-la e chamá-la de lar.

Hoje, em seu aniversário, não apenas celebramos com palmas e fotos bonitas. Nós a presenteamos com proteção. Neste 13 de abril, nosso presente se materializa em cuidado e preservação. Se chamamos esse lugar de casa, nossa responsabilidade hoje será expressar amor e admiração em ações. Que suas ruas calcem o asseio de seus proprietários. Que em seus muros hajam apenas reflexos da arte virtuosa e que suas areias e praias sejam plausíveis ao expressarem conservação.

Fortaleza possui história. É experiente no quesito guardar lembranças de tempos arrojados. Praça do Ferreira, Praça dos Mártires, Estoril, Praça José de Alencar, Estação Ferroviária, Teatro José de Alencar e a Estátua de Iracema. Quantas memórias ela guarda! Quanto de si ela conta aos seus moradores. É válido concordar com o poeta Valeriano Luiz da Silva:

“ Por suas nuances tropicais e vocação hospitaleira
Tornou berço esplêndido de cearenses e outros brasileiros
Pra inspirar poetas e artistas ali virou um celeiro “

Desde 1726, ela vive! 296 anos como um dos destinos mais procurados pelos turistas, sendo um berço para a criação de famílias, sinônimo de luta pelo progresso e manutenção dos direitos. Vida longa à Fortaleza! Parabéns e felicidades a capital do Ceará.