Conteúdos Adpec, Destaques Inicial, Notícias

A educação transforma vidas

No dia 28 de abril é comemorado o Dia da Educação. Essa data foi escolhida durante do Fórum Mundial de Educação em Dakar, Senegal, no ano 2000. O Fórum tinha como o objetivo estabelecer o compromisso dos 180 países presentes de levar a educação básica e secundária a todas as crianças e jovens do mundo até o ano de 2030.

Mas essa comemoração pode ir muito além e deve vir cheia de reflexões: como estamos possibilitando a educação para os nossos jovens? nossa educação é inclusiva? até onde a educação pode nos levar? o que de fato é educação?

O ato de educar inicia-se ainda dentro de casa, não apenas nas escolas. A família é a base da formação educacional de uma pessoa, os pais ou responsáveis devem estar atentos e participar da formação dos valores sociais, éticos e morais do indivíduo. A escola é mais um instrumento para que essa educação atinja diversos âmbitos e para que mude a vida, no futuro, de jovens e adolescentes. Que essa data sirva para refletirmos sobre a importância de uma educação libertadora e voltada a transformação da sociedade.