Conteúdos Adpec, Destaques Inicial, Notícias

A presidenta da ADPEC, Kelviane Barros, esteve presente na primeira AGE da ANADEP em 2023

Nesta terça-feira, 07, ocorreu a primeira assembleia geral extraordinária de 2023, promovida pela Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (ANADEP). O encontro foi coordenado pela presidenta da ANADEP, Rivana Ricarte, e pelos(as) vice-presidentes, Rita Lima (institucional), Juliana Lintz (administrativa) e Flávio Wandeck (jurídico-legislativo). 

A presidenta da ADPEC, Kelviane Barros, participou da AGE e ressaltou a importância do momento. “Ocasiões como essa são de relevância incomensurável, já que temos a oportunidade de estar juntos, analisar o que já foi feito nas gestões anteriores, dialogar para chegar em novas propostas e planejar o que deve ser desenvolvido a partir de agora”, disse. 

Kelviane Barros

Na ocasião, a diretora Juliana Lavigne apresentou o balanço jurídico de 2022, contendo as principais atividades desenvolvidas durante o último ano e os detalhes das reuniões promovidas. Em sequência, foi realizada atualização de dados associativos, o funcionamento das comissões temáticas e a organização da Campanha Nacional deste ano, que trará para o centro do debate os direitos das pessoas com deficiência. 

Em seguida, foram mencionadas as Ações propostas para o primeiro semestre de 2023. Vale lembrar que o Supremo Tribunal Federal (STF) começa a julgar na próxima sexta-feira, 10, o Recurso Extraordinário 1.140.005 (Tema 1002), que se refere a possibilidade de pagamento de honorários advocatícios à Defensoria Pública quando litiga contra o ente ao qual se vincula. A ANADEP foi admitida como amicus curie no julgamento. 

Na primeira AGE do ano ocorreu ainda a apresentação do panorama do Congresso Nacional em 2023 pela assessoria parlamentar da Associação. E, para finalizar o encontro, aconteceu a posse administrativa da diretoria eleita em dezembro para o comando do biênio 2023-2025. 

Além da presença da ADPEC, também participaram da AGE representantes da ADPACRE, ADEPAL, ADEPAP, ADEPAM, ADEP-BA, ADEP-DF, AGDP, ADPEMA, AMDEP, ADEP-MS, ADEP-MG, ADPEP-PA, APDP, ADEPAR, ADEPEPE, ADPERJ, ADPERN, ADPERGS, ADEPRO, ADPER, APADEP, ADEPESC, ADPESE e ADPETO.