Sem categoria

Adpec: 34 anos de mobilizações, lutas e conquistas

Adpec 34 anosNo dia 8 de maio de 1980, nascia a Associação dos Defensores Públicos do Estado do Ceará, com o objetivo de lutar pelo fortalecimento da carreira de Defensor Público. Há 34 anos, a Adpec vem exercendo com seriedade e afinco os seus desígnios, por meio da atuação de várias gestões que se sucederam, tendo sempre o apoio do seu quadro de associados.

O Defensor Público é, muitas vezes, o único elo entre o cidadão e a justiça. Muito mais do que apenas prestação de assistência jurídica, o profissional tem ampliado significativamente as funções institucionais. Hoje, a Defensoria Pública consolida-se como instrumento de promoção dos direitos humanos e defesa dos direitos individuais e coletivos.

Na consolidação da carreira doa Defensores Públicos cearenses, muitas foram as conquistas ao longo desta trajetória: da criação da Defensoria pela Constituição Federal de 1998, passando pela regulamentação nacional da instituição (LC 80/94); pelo nascimento da DP/CE (LC 06/97), pela aprovação da LC 132/09 – que reformulou a carreira e a estrutura da Defensoria –, até o reconhecimento da autonomia plena da DP/CE este ano. Todas elas, fruto da luta coletiva.

Ressalte-se que cada gestão teve seu fundamental em todas as conquistas nestes 34 anos. E as diretorias que ainda virão também se farão notar pelo empenho e compromisso com a categoria, pois muito há para fazer para que a Defensoria Pública e seus membros tenham reconhecidos seu papel dentro da ordem constitucional democrática.

A atual Diretoria da Adpec agradece a parabeniza a cada associado, na certeza de que pode contar com todos para fortalecer ainda mais a entidade, contribuindo para engrandecer a atividade defensorial no Estado.