Conteúdos Adpec, Destaques Inicial, Notícias, Publicações

ADPEC: 42 anos de desafios e conquistas em prol do trabalho de Defensores Públicos

Em 08 de maio de 1980 nascia a instituição que logo se tornaria uma das principais mediadoras entre as demandas de defensoras e defensores públicos e a sociedade. A data marcou a instalação e criação da Associação das Defensoras e dos Defensores Públicos do Estado do Ceará (ADPEC). De lá pra cá, a entidade tem colecionado inúmeras histórias de desafios e triunfos.

A Associação é marcada por 42 anos de luta pela valorização dos profissionais. Para a presidenta da instituição, Andréa Coelho, “a ADPEC é um marco na história da Defensoria, pois por meio dela é possível promover a melhoria, cotidianamente, do trabalho dos defensores junto à sociedade, além de proporcionar o apoio pessoal e a valorização dos associados”.

Desde então, a ADPEC tem construído ideias e promovido ações que caracterizam um avanço para defensores. Os números não escondem a evolução da organização, pois só no ano de 2021, mais de 1 milhão de pessoas foram assistidas devido ao trabalho incansável de defensores e defensoras.

Neste mês de maio, por exemplo, a organização deu início ao movimento ADPEC com Você nas principais localidades do interior. A ação acontece por meio de visitas às principais comarcas da Defensoria Pública do Ceará (DPCE) no interior do Estado. O movimento tem o objetivo de averiguar a situação das defensoras e defensores nos principais territórios cearenses, o déficit de profissionais em cada localidade e como estão ocorrendo os atendimentos à população.

Outro destaque é para as ações em parceria com comunidades locais, de forma que a população tem usufruído da oportunidade de participar de projetos, ser ouvida por profissionais e terem suas demandas atendidas. “Essas ações revelam a importância de investirmos ainda mais na nossa Associação, pois o que seria da população hipossuficiente sem o apoio de defensores públicos em seus casos”, enfatiza Andréa Coelho.

*Memorial e documentário*
Os anos de luta e as conquistas tão almejadas da ADPEC junto a Defensoria Pública do Ceará não poderiam ser esquecidos com o tempo. Para isso, no final do mês de abril, a ADPEC lançou o documentário “ADPEC, nossa história”, que narra a história de fundação da instituição e a implementação da DPCE. Você pode conferir ele na íntegra clicando aqui.

A produção revela fatos importantes da trajetória e traz depoimentos significativos dos pioneiros na construção da ADPEC. Além disso, a Associação está projetando um Memorial em homenagem aos associados(as) e aos participantes da fundação da organização. O projeto, que está em processo de construção, irá reunir registros fotográficos e documentais acerca do movimento iniciado pelos defensores públicos do estado para criação da ADPEC.