Notícias

Adpec convida para posse solene da Diretoria Biênio 2017-2018

CONVITE POSSE ADPEC 2017A Associação dos Defensores Públicos do Estado do Ceará (Adpec) convida os associados para a solenidade de posse da Diretoria e do Conselho Consultivo e Fiscal, Biênio 2017-2018, que será realizada no dia 4 de janeiro de 2017, às 19 horas, no Lobby da Torre Saúde do Complexo São Mateus (Avenida Santos Dumont, 5633). Ficaremos honrados com a presença de todos.

Saiba mais sobre a Diretoria Biênio 2017-2018

Presidente: Ana Carolina Gondim
Graduada em Direito pela Estácio e em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará, Carol Gondim é especialista em Direito Processual: Grandes Transformações pela UNISUL – Universidade. Defensora pública desde 2008, tem atuação marcante nas comarcas de Guaraciaba do Norte, Itapajé, Canindé, Itaitinga e Fortaleza (11ª vara criminal, 6ª Vara de Família, Nudep, Idoso). Participou da Diretoria da Adpec no biênio 2011/2012, atuando efetivamente do Comando de Greve em 2012. Foi membro eleito do Consup de 2012 a 2013. É Diretora da Associação Brasileira de Alzheimer.

Vice-presidente: Delano Benevides
Graduado em Direito pela Universidade de Fortaleza, possui Pós-Graduação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Mestrado em Ciências Criminais pela Universidade de Coimbra, em Portugal. Além de defensor público, ele é professor na Unifor Universidade de Fortaleza e Faculdade Farias Brito, além de ser membro do Conselho Estadual de Segurança Pública do Ceará.

1ª Secretária: Yasmina Braide
Aprovada no concurso de 2003, Yasmina Braide assumiu as funções de defensora pública na Comarca de Caucaia. Tempos depois começou a trabalhar na 11ª Vara de Família de Fortaleza. Tornou-se Titular da 5ª Vara de Família, onde permanece há mais de uma década

2ª Secretária: Rosângela Noronha Bobô
Graduada em Direito pela Universidade de Fortaleza, é Especialista em Direito Público. Defensora pública desde 2003, atualmente é titular da 4ª Defensoria Cível, respondendo também pela 19ª Cível. Já atuou nas Comarcas de Canindé, Cascavel e Eusébio, bem como na 15ª Vara de Família e no Núcleo da Defensoria em Execuções Penais (NUDEP), locais onde teve seu trabalho conhecido e é respeitada por colegas e pessoas que precisam dos serviços da Defensoria.

Tesoureiro: Márcio Maranhão
Antes mesmo de ingressar na Defensoria, ainda na luta pela nomeação, participou de inúmeros eventos promovidos pela Adpec. Empossado, trabalhou em comarcas de grande demanda defensorial como Crateús, Iguatu e Quixadá, além de Paracuru e Redenção, encontrando-se atualmente designado na 1ª e 2ª Vara Cível de Maracanaú. Como membro da Associação, atuou, entre 2013 e 2014, na função de Coordenador de Interior. Já nos anos de 2015 e 2016, exerceu o cargo de

Diretor de Assuntos Jurídicos e Prerrogativas: Aldemar Monteiro

Graduado em Direito com Mestrado em Direito Constitucional pela Universidade de Fortaleza, ingressou na carreira de defensor público em 2010, inicialmente na Comarca de Crateús. Posteriormente, respondeu pelas Comarcas de Itapipoca, Pacajus e Caucaia. Em Fortaleza, atuou na 1ª Vara do Júri, 5ª Defensoria da Infância e Juventude e, atualmente, exerce suas atividades na 16ª Defensoria Criminal. Além disso, é professor na Faculdade Farias Brito, lecionando as disciplinas de Penal e Processo Penal, bem como em Cursos Preparatórios para Concursos e Exame de Ordem.

Diretora de Eventos: Emília Nobre
Graduada em Direito pela Universidade Federal do Ceará e Pós-Graduada em Direito Processual Civil pela Faculdade Farias Brito, iniciou sua carreira na Defensoria em 2008, atuando na Comarca de Pacatuba, na qual permaneceu por quase três anos, passando ainda pela Comarca de Aquiraz e pelo Núcleo do João XXIII, em Fortaleza. Atualmente realiza, com muita dedicação, seu trabalho na 1º e na 3ª Vara de Sucessões em Fortaleza, há mais de 4 anos. Participou ativamente da greve de 2012 e das mobilizações da categoria.

Diretora Parlamentar: Nelie Aline Marinho
Graduada em Direito pela Universidade de Fortaleza, trabalhou como sócia do Escritório Marinho e Associados e como Analista do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios. Tomou posse como Defensora Pública em março de 2011 e atuou nas localidades de Tamboril, Morada Nova, Canindé, Baturité, Horizonte, além da 2ª Vara criminal de Maracanaú, 16ª Vara de Família, Varas de Execução Fiscal e 15ª Vara Criminal. Atualmente, cursa Especialização em Direito Penal e Processo Penal na ESMP.

Diretor de Comunicação Social: Sérgio Luís Araújo
Ingressou na Defensoria Pública em 2006. Exerceu suas atividades nas comarcas de Nova Russas, Graça e Caucaia. Em 2008, foi designado para exercer suas funções em Fortaleza e atuou junto ao Núcleo de Petição Inicial, Núcleo de Ações Coletivas e Juizado Especial da Praia do Futuro. Exerceu também ainda a diretoria do Centro de Estudos Jurídicos da DPGE, e, posteriormente, atuou na 11º Vara Criminal de Fortaleza, período em que concluiu o Curso de Mestrado em Direito Constitucional e publicou o livro “A vítima de criminalidade e de abuso de poder e a missão constitucional da Defensoria Pública”. Encontra-se lotado na 9ª Vara de Família de Fortaleza.

Diretor de Interior: Júlio César Lobo
Formado em Direito pela Unichristus e Pós-graduado em Direito e Processo do Trabalho, vem atuando na Comarca de Quixadá, é defensor público desde 2008. Ele também é professor na Faculdade Católica Rainha do Sertão e UniCatólica, lecionando as disciplinas de Direito das Sucessões, Prática Penal e Civil.

Diretora de Aposentados: Benedita Maria Basto Damasceno
Nomeada em 26 de abril de 1979, por meio de concurso público para exercer o então cargo de advogada de ofício, Dra. Benedita assumiu na Comarca de Uruburetama, onde permaneceu por 13 anos. Em julho de 1993, foi nomeada para atuar na Coordenadoria de Assistência Jurídica do Estado (CAJE), cargo equivalente ao atual Defensor Público Geral, em que permaneceu até 1997. Em seguida, integrou a lista tríplice para a primeira eleição de Defensor Público Geral, sendo a segunda mais votada. Exerceu a função de Subdefensora Pública Geral, sendo primeira Subdefensora Pública após o advento da Lei Complementar n.º 06/1997. Também exerceu o cargo de conselheira eleita do Consup em 2003 e 2004, e por dois mandatos consecutivos esteve à frente da Corregedoria Geral da Instituição, entre os exercícios de 2007 a 2011. Exerceu o cargo de Defensora Pública de 2º Grau de Jurisdição, com atuação no Tribunal de Justiça até junho de 2016.

Conselheira: Liduína Freitas
Com 32 anos de Defensoria Pública, foi Diretora Adjunta do IPPS e Defensora Pública na 8ª Vara de Família, onde permaneceu por 23 anos consecutivos, onde também respondeu pela 26ª Vara Cível. Graduada em Direito pela Universidade Federal do Ceará, também fez Pós-Graduação em Processo Civil, na Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará.

Conselheira: Marylene Venâncio
É defensora há mais de 13 anos, sendo, atualmente, titular da 6ª Defensoria Pública do NUDEP. Atuou por mais de 7 anos na Comarca de São Benedito, enfrentando as mais diversas dificuldades para conseguir exercer sua função institucional. Participou das inúmeras lutas juntamente com todos os associados e Diretorias da Adpec para conseguir o reconhecimento que a Instituição tem hoje.

Conselheira: Valéria Teles
Ao longo de seis anos como defensora pública do Ceará, passou pelas comarcas de Tauá e Caucaia, estando atualmente designada para as 31ª e 33ª varas Cíveis de Fortaleza. Determinada para promover a união e a valorização da categoria, ela aceitou o convite de Carol Gondim por acreditar em seu projeto de uma Adpec que mantenha a determinação em defender os direitos e prerrogativas funcionais do Defensor.

Chapa Juntos Podemos Mais