Notícias

Adpec e Defensoria lançam campanha Minha Vez de Brincar de arrecadação para os abrigos de Fortaleza

minha-vez-de-brincarA Associação dos Defensores Públicos do Estado do Ceará (Adpec) e a Defensoria Pública Geral do Ceará, por meio do Núcleo de Defesa dos Direitos da Infância e da Juventude (NADIJ), lançam a campanha “Minha Vez de Brincar”, que tem por objetivo arrecadar objetos lúdicos, esportivos, educativos e de lazer para crianças e adolescentes que estão em 21 abrigos de Fortaleza. As doações podem ser deixadas em quatro endereços até o dia 06 de outubro de 2016.

“Realizamos reunião com os diretores e representantes dos abrigos da cidade e ouvimos as principais necessidades deles. Tínhamos em mente uma campanha voltada para a arrecadação de alimentos, mas nos surpreendemos quando ouvimos que eles mais necessitavam eram de oportunidades de lazer e momentos lúdicos para as crianças e jovens acolhidos nas instituições”, afirmou o defensor público Adriano Leitinho, supervisor do Núcleo das Defensorias de Defesa da Infância e Juventude e Varas da Infância e Juventude.

“A partir daí, a Defensoria elaborou uma campanha de arrecadação de jogos, bolas, cadernos, brinquedos, e deve buscar realizar uma série de parcerias com empresas e instituições publicas e privadas para conseguir ingressos para sessões de cinemas e teatro, visitas em parques e tudo que possa trazer mais brincadeira e distração, numa tentativa de permitir que estas crianças e jovens possam ter acesso a um amplo oferecimento de trocas de experiências com outras pessoas, através dos esportes, pela interação social em espaços de lazer adequados, entre outros benefícios”, completou Adriano Leitinho.

A campanha faz parte do projeto Defensoria Amiga dos Abrigos, que tem como objetivo promover uma ação em rede dos abrigos de Fortaleza, permitindo a troca de experiências, de convivência, a assistência jurídica das crianças e adolescentes, bem como a busca pela solução de problemas comuns das instituições. A Defensoria promove a campanha de arrecadação para o Dia das Crianças, mas o projeto segue até o fim de 2016, com uma série de ações em parceria com os abrigos. Uma destas frentes, por exemplo, foi a institucionalização do programa de Apadrinhamento, implantado pelo Tribunal de Justiça.

A Defensoria Pública do Estado do Ceará elaborou o programa apadrinhamento de crianças e adolescentes acolhidos em abrigos de Fortaleza, instituído por meio da Resolução nº 13/2015 pelo TJCE, que visa estimular a sociabilidade das crianças e adolescentes que se encontram há longo tempo em situação de acolhimento institucional, em especial as chamadas “adoções tardias”, de grupos de irmãos e de crianças e adolescentes com problemas de saúde. Hoje em Fortaleza é permitido três tipos de apadrinhamento: afetivo, financeiro e de prestação de serviço. Em Fortaleza, o programa é conduzido pelo Setor de Procedimentos Administrativos do Juizado da Infância e Juventude.

Os interessados em participar da campanha “Minha Vez de Brincar” devem realizar as doações até o dia 6 de outubro em quatro pontos de coleta; nas sedes administrativas da Defensoria Pública do Estado do Ceará (Avenida Pinto Bandeira, 1111 – Bairro Luciano Cavalcante), da Associação dos Defensores Públicos (Av. Santos Dumont, 5753, sala 1201 – Aldeota) e nas sedes do NADIJ (Fórum Clóvis Beviláqua – Rua Floriano Benevides, 220, Edson Queiroz) e do Núcleo de Atendimento Jurídico Especializado ao Adolescente em Conflito com a Lei – NUAJA (Rua Tabelião Fabião 114 – Olavo Bilac).

Serviço:

Campanha “Minha Vez de Brincar”

Data: 13 de setembro a 6 de outubro de 2016

Locais de Arrecadação:

Sede Administrativa da Defensoria Pública – Avenida Pinto Bandeira, 1111 – Bairro Luciano Cavalcante.

Sede da Associação dos Defensores Públicos do Estado do Ceará – Av. Santos Dumont, 5753, sala 1201 – Aldeota

Sede do NADIJ, localizado no Fórum Clóvis Beviláqua – Rua Floriano Benevides, 220, Edson Queiroz.

Sede do Núcleo de Atendimento Jurídico Especializado ao Adolescente em Conflito com a Lei – NUAJA – Rua Tabelião Fabião 114 – Olavo Bilac.

Informações pelo telefone: (85) 3499-7946

Fonte: Ascom DPGE