Conteúdos Adpec, Defensores em Ação, Destaques Inicial, Notícias, Publicações

ADPEC estimula pesquisa para levantamento do perfil étnico-racial e interseccional de Defensores Públicos

Ao longo de 2021, a Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (ANADEP) realizou uma série de ações voltadas para o combate ao racismo que fizeram parte da campanha anual “Racismo se combate em todo lugar: Defensoras e Defensores Públicos pela equidade racial”. Em consonância, a Associação das Defensoras e Defensores Públicos do Ceará (ADPEC) também trabalhou na construção dessas pautas. Como última ação da Campanha, a ANADEP divulgou a pesquisa “Levantamento do perfil étnico-racial e interseccional de defensoras e defensores públicos” para levantar dados a fim de fomentar a reflexão sobre o tema no âmbito da Defensoria Pública. A ADPEC está estimulando a pesquisa para todos os defensores do Ceará, que continua aberta e terá o resultado divulgado em breve. Se você é Defensora ou Defensor do Ceará, clique aqui para responder a pesquisa. 

Além disso, como parte da ação da campanha, a ADPEC reuniu diversos associados e associadas em encontros mensais intitulados de “Clube de Leitura” para debater obras que explicavam, de forma detalhada, as diversas perspectivas relacionadas ao combate ao racismo. No mês da Defensora e do Defensor Público, em maio, a ADPEC também realizou um webinário que trouxe para o centro da discussão a “Atuação do Poder Público no combate às opressões sob a ótica da interseccionalidade”. A palestra ficou por conta de Erika Hilton, vereadora do PSOL, eleita como a mais votada da cidade de São Paulo e sexta no ranking geral do país, com 50.508 votos. 

De acordo com a presidenta da ADPEC, Andréa Coelho, essa foi uma campanha que trouxe uma visão e consciência mais ampla para os defensores do combate ao racismo. “Essas inúmeras ações trazem para nós a certeza de que estamos no caminho certo e que devemos debater cada vez mais esses assuntos que são pertinentes e que transformam a sociedade. Agora vamos colher os resultados dessa campanha, que vale ressaltar, atingiu todos os estados nacionais, e encontrar defensoras e defensores mais atentos às pautas que visam combater o racismo em todas as suas esferas, além de refletir em questões dentro da própria Defensoria”, disse.

A representante no Ceará da Comissão de Igualdade Racial da ANADEP, Eduarda Paz, falou sobre o engajamento que o Estado teve durante toda a campanha e a importância da Comissão para discutir assuntos como esse. “Como Comissão, nós conseguimos organizar e pensar sobre o tema de uma maneira mais aprofundada, apontando divergências ou pontos que não são de conhecimento geral. Como representante do Ceará, nós fizemos diversas ações, encontros e até webinários para tratar o assunto. Além de ter tido esse representação, também tivemos a formação para os Defensores atuarem no combate à discriminação racial. Foi muito interessante e ficamos felizes em observar o engajamento das Defensoras e Defensores do Ceará diante da campanha”, explicou.

“O trabalho não para aqui, devemos estar ano após ano, ou melhor, dia após dia, atentos no combate ao racismo”, conclui Andréa.