Sem categoria

ADPEC Itinerante em Itapipoca

O presidente da ADPEC, Adriano Leitinho, e as diretoras Jurídica e de Prerrogativas, Elizabeth Chagas, e de Interior, Ana Carolina Neiva Gondim, estiveram em Itapipoca, na última quarta-feira, em mais uma promoção da ADPEC Itinerante. Eles se reuniram com os defensores que atuam naquela comarca, Suzana Pompeu Saraiva e Raphael Esmeraldo Nogueira – o defensor Hélio Souza Vasconcelos encontra-se de férias.

Após apresentar as ações que a ADPEC vem realizando, os representantes da entidade ouviram sobre a atual situação de trabalho dos defensores locais, no fórum da comarca. “Os defensores atuam em estrutura física precária. Eles dividem uma pequena sala com os funcionários e os assistidos. Há apenas um computador, sem internet e modem, e uma impressora à disposição dos colegas. Não há telefone nem ar condicionado no local”, afirma o presidente da ADPEC, Adriano Leitinho.

Em relação ao quadro de pessoal, Leitinho diz que “não há pessoal do primeiro passo para auxiliar os defensores nem funcionários próprios. Os que ali trabalham são cedidos pela Prefeitura”. Os defensores também não dispõem de vagas de estacionamento no local.

Hoje, na comarca, há quatro juízes, quatro promotores de Justiça e apenas três defensores. “E, em breve, a colega Susana sairá de licença maternidade”, observa Leitinho.

Os representantes da ADPEC estiveram também com juízes e promotores locais, que receberam o folder das prerrogativas dos defensores públicos. O encontro, na opinião da diretora de Interior, Ana Carolina Neiva Gondim, contribui para o fortalecimento e valorização do defensor público. “A partir das conversas com juízes e promotores busca-se o respeito das prerrogativas no dia a dia de trabalho”, avalia.

Um almoço com os defensores selou o encerramento da visita, em um clima de descontração e maior integração entre os participantes.

As dificuldades enfrentadas pelos defensores de Itapipoca serão levadas, através de ofício da ADPEC, ao conhecimento da DPGE, com a solicitação de que providências possam ser tomadas no sentido de resolver os problemas mencionados.