Conteúdos Adpec, Destaques Inicial, Notícias

ADPEC participa de campanha nacional promovida pela ANADEP “Racismo se combate em todo lugar: Defensoras e Defensores Públicos pela equidade racial”

Apesar de representarem mais da metade da população brasileira, pessoas indígenas, negras, quilombolas e povos tradicionais são historicamente os segmentos mais excluídos e sofrem com a discriminação em vários setores da sociedade. Desde 2008, a ANADEP, em parceria com as Associações Locais e Defensorias Públicas dos Estados e do DF, lança no mês de maio – mês da defensora e do defensor público e Dia Nacional da Defensoria Pública (19) – a campanha nacional. Neste ano, o tema é Racismo se combate em todo lugar: Defensoras e Defensores Públicos pela equidade racial. A iniciativa visa fomentar a necessidade de equidade étnico-racial no acesso a direitos e às políticas públicas.A ADPEC também está apoiando diretamente a campanha e desenvolvendo ações internas em prol do movimento.

Uma das ações que a ADPEC está desenvolvendo é um seminário tratando de assuntos pertinentes à temática, bem como o Clube de Leitura, que vem propiciando conhecimento e debates sobre o tema. A data e outras informações serão divulgadas em breve. “Nosso principal intuito é incentivar a sociedade, o Estado e a imprensa para que o antirracismo seja uma luta de todas e todos por meio da educação em direitos”, disse a presidenta da ADPEC, Andrea Coelho.

No dia 31 de março, houve reunião com os(as) assessores(as) de comunicação das Associações Locais e das Defensorias Públicas dos estados e do DF, via zoom, para traçar as estratégias de comunicação da Campanha. Durante o encontro, foram apresentados os objetivos e o projeto da campanha, bem como a identidade visual.

Lançamento
Devido ao agravamento da pandemia da COVID-19, o lançamento da campanha acontecerá no dia 17 de maio, virtualmente, com o apoio do Colégio Nacional de Defensores Públicos Gerais (Condege). O evento faz parte da programação do webinário “#DefensoriaemPauta: desafios para o acesso à justiça”, que ocorrerá de 17 a 19 de maio. As lives serão transmitidas simultaneamente na página do Facebook da ANADEP e no canal oficial da ANADEP no Youtube.