A ADPEC, representada por Andréa Coelho, diretora de eventos da ANADEP, associada e ex-presidente da ADPEC, participou de importantes eventos, nesta segunda-feira (20), em Brasília.
Homenagens à Defensoria Pública
Durante o dia, foram realizadas sessões solenes em homenagem ao Dia Nacional da Defensoria Pública no Senado Federal e na Câmara dos Deputados. As cerimônias reconheceram a Defensoria Pública como parte essencial na proteção da democracia no país e contaram com a presença da diretoria da ANADEP, representantes das Associações Estaduais e do DF e defensores(as) públicos(as) gerais.
“Por isso, esperançosos e gratos, parabenizamos nossas heroínas e nossos heróis da Defensoria Pública. Saibam que este Senado está comprometido em fortalecer ainda mais essa Instituição e essa carreira”, pontuou o senador Jader Barbalho, anfitrião de uma das cerimônias.
Na Câmara dos Deputados, em sessão presidida pelo Deputado Federal e Defensor Público, Stelio Denner, a catadora de material reciclável e usuária dos serviços da Defensoria Pública do Distrito Federal, Joelma Raimunda Nonato de Souza, representando a sociedade civil, discursou: “Quero parabenizar todos os defensores públicos do Brasil. Tenho muito orgulho, pois a nossa Defensoria é muito necessária, ela deve ser muito valorizada. O trabalho da defensoria é feito com amor, com carinho”.
Plano Nacional Defensoria em Todos os Cantos
Também na segunda-feira, ocorreu a cerimônia de assinatura do Plano Nacional Defensoria em Todos os Cantos. O plano é uma estratégia da Secretaria Nacional de Acesso à Justiça (Saju), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, com o objetivo de aperfeiçoar e ampliar os mecanismos de acesso à justiça no país, focando na população hipossuficiente.
Inicialmente, as atividades do plano serão realizadas no Rio Grande do Sul, que enfrenta uma situação devastadora após a enchente histórica no estado, e no Amazonas. Ambas as unidades federativas receberão caminhonetes para o atendimento itinerante da população, além de ações de promoção de direitos para mulheres, população negra e grupos sociais vulneráveis.
“Estamos diariamente desenvolvendo novas estratégias para atender as demandas da população. As adversidades do Rio Grande do Sul sem dúvidas exigem uma movimentação prioritária e por isso, estamos iniciando o novo plano no estado”, comenta Andréa Coelho, que representou a ADPEC nos eventos em Brasília.
A presidente da ADPEC, Kelviane Barros, reflete sobre a importância da presença da associação nos eventos promovidos pelos representantes da classe nacional: “Precisamos trabalhar todos juntos para que possamos mudar a realidade do Brasil, com tantas pessoas que sofrem diariamente por não terem acesso aos seus direitos. Colocando os planos desenvolvidos em prática, podemos transformar milhares de vidas.”