Conteúdos Adpec, Destaques Inicial, Notícias, Publicações

ADPEC participa de Posse Solene da Defensora Geral do Ceará

A ADPEC, representada pela sua Conselheira Beatriz Feitosa, esteve presente na Posse Solene da Defensora Geral do Ceará 2022-2023, Elizabeth Chagas, que foi reconduzida nas últimas eleições para o cargo. O evento foi realizado na sede da instituição e contou com a participação do Governador Camilo Santana e diversas autoridades do Sistema de Justiça Cearense.

Em sua fala, a Defensora e Conselheira da ADPEC, Beatriz Feitosa, frisou que o biênio que se avizinha é muito desafiador. “Completaremos o termo final em 2022 para o preenchimento por Defensores e Defensoras Públicos de todas as comarcas do Estado do Ceará, é o prazo final da PEC das Comarcas que busca mais do que nunca promover à justiça social, valor tão caro para nós e tão ameaçado no cenário político atual. A pandemia de um lado permitiu a reinvenção da Defensoria Pública e de outro descortinou rincões e a necessidade da Defensoria se fazer mais presente, porque atualmente, é de conhecimento de todos, que nós não conseguimos ocupar, a despeito dos esforços humanos e de organização da Defensoria, e nem 25% das comarcas do interior. Parabenizo a todos os colegas que sob o comando da Defensora Geral tiveram que se reinventar e se redescobrir nos dois últimos anos que passaram, tiveram que pensar em novos meios de acesso à justiça. Parabenizo a todos os colaboradores que estiveram realmente comprometidos com a causa defensorial. Nós, como Associação, desejamos que esse biênio seja pautado por uma participação efetiva de cada um que a Associação representa como categoria, com diálogo, transparência e outiva, para que dessa forma possamos lutar pelo nosso valor mais caro que é a justiça social”, disse.

Posteriormente, a Conselheira complementou frisando que historicamente a Associação sempre esteve presente na sessão solene de posse, dessa vez não seria diferente. “Queremos que a fala associativa chegue levada de forma oficial à Defensora Pública Geral que inicia um biênio de gestão, como também que as autoridades presentes para que possam ouvir também o lado da Associação, até porque a ADPEC sempre esteve na linha de frente das conquistas alcançadas pela Defensoria Pública do Ceará”, pontuou Beatriz.

A Defensora Geral agradeceu aos colegas que estiveram junto com ela no primeiro biênio e reforçou que nos anos de 2022 e 2023 pretende superar cada entrave com serenidade, diálogo, trabalho e com vontade de fazer dar certo. “A Defensoria do Ceará para mim é sonho, é meu destino. Sou Defensora Pública do Estado do Ceará há 15 anos e todos que me conhecem sabem que para mim Defensoria não é apenas um trabalho, mas sim uma oportunidade que cada Defensor e Defensora tem de sentir, de se importar com o outro. Por isso não vejo como trabalho, mas sim como uma missão”, frisou Elizabeth em sua fala.