Destaques Inicial, Notícias, Publicações

ADPEC realiza movimento para averiguar carência de defensores públicos na capital e no interior do Ceará

ADPEC realiza movimento para averiguar carência de defensores públicos na capital e no interior do Ceará

De acordo com presidenta da ADPEC, Andréa Coelho, o movimento ADPEC com Você identificará os principais desafios de defensores públicos no Estado

A Associação das Defensoras e dos Defensores Públicos do Ceará (ADPEC) deu início, neste mês de maio, ao movimento ADPEC com Você nas principais localidades do interior. A ação acontece, por meio de um movimento, com visitas às principais sedes da Defensoria Pública do Estado do Ceará (DPCE) na capital e no interior do Estado.

As visitas têm o objetivo de averiguar a situação das defensoras e defensores nas principais territórios cearenses, o déficit de profissionais em cada localidade e como estão ocorrendo os atendimentos à população. De acordo com a presidenta da ADPEC, Andréa Coelho, “a iniciativa é de suma importância pois, com a vistoria, será possível acompanhar de forma real e próxima as condições de trabalho dos nossos defensores”.

“Cada visita será avaliativa. Nossos municípios são conhecidos por não receberem a atenção devida. Com as vistorias, poderemos escalonar o que necessita de melhoria no exercício da profissão de defensoras e defensores que, dependendo da limitação de trabalho, estarão condicionados a atender de forma inadequada a população nesses locais”, enfatizou.

Déficit
De acordo com “Um panorama da Defensoria Pública no Estado do Ceará”, apesar de ter havido um aumento de 22,5% no número de defensores nos últimos anos, o Ceará ainda apresenta um déficit quando comparado a ocupação de cargos no Ministério Público (409) e no Poder Judiciário (417), principalmente nos interiores do Estado.

“Com a carência orçamentária é desafiador suprir o déficit de defensores e o “inexistente” quadro de servidores. Cremos que um dos maiores desafios é termos um aporte orçamentário necessário para cumprir com qualidade o dever da Defensoria Pública. Por isso que esse movimento visa reforçar a importância de prover recursos e ferramentas para os profissionais do Ceará”, declarou a presidenta Andréa Coelho.

Mês do Defensor
O movimento ADPEC com Você faz parte, em maio, da mobilização anual chamada de Mês do Defensor. O mês será composto por vários eventos que visam fomentar debates e ações de melhorias tanto para defensores públicos como em apoio à sociedade cearense.

Além disso, o movimento também anda em conjunto com a Campanha Nacional 2022 proposta pela Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (ANADEP) que tem como tema central “ONDE HÁ DEFENSORIA, HÁ JUSTIÇA E CIDADANIA”. Neste ano, a campanha tem como finalidade marcar a Instituição como referência de acesso à justiça e garantia de cidadania às pessoas em situações de vulnerabilidade.