Notícias

ADPEC realiza Roda de Conversa que abordará o estresse ocupacional

Atenta ao estresse do dia a dia no exercício da função defensorial, a diretoria da ADPEC deliberou pela promoção da Roda de Conversa que abordará o Estresse Ocupacional. O evento será realizado, dia 03 de agosto, em parceria com o setor psicossocial da Defensoria e será ministrada por Fran Martínez, gestora do espaço Ar+zen, e pela psicóloga Andreya Arruda Amendola. Poderão participar da Roda de Conversa os defensores públicos, os colaboradores e estagiários.

Definição de Stress Ocupacional: O quadro de respostas pouco adequadas à estimulação física e emocional decorrente das exigências do ambiente de trabalho, das capacidades exigidas para realizá-lo e das condições do trabalhador. Em alguns casos, o estresse ocupacional não tratado pode gerar a síndrome de Burnout, caracterizada pelo esgotamento físico e psíquico em decorrência do trabalho.

O estresse ocupacional pode ser desencadeado por:
Pressão no trabalho; Longas jornadas de trabalho; Insatisfação com o trabalho; Aumento de horas extras; Atraso de pagamentos por parte da empresa; Má relação com seus superiores; Falta de compromisso da empresa pela saúde e segurança; Inadequação do salário; Conflitos organizacionais; Falta de oportunidade de crescimento na empresa; Muitas vezes o estresse ocupacional pode ser o conjunto de alguns desses pontos anteriores, por isso, identificar a real causa pode ser um desafio.

Fonte: Instituto Brasileiro de Educação Profissional

Related Posts