Conteúdos Adpec, Destaques Inicial, Notícias, Publicações

ADPEC realiza tradicional debate com candidatos a Defensor Público Geral do Estado do Ceará; confira como foi

A ADPEC realizou, nesta quarta-feira (06), às 17h, o tradicional debate entre os candidatos a Defensor Público Geral do Estado do Ceará. Participaram do momento os colegas Elizabeth Chagas e Rubens Lima, que concorrem ao cargo. O debate foi realizado presencialmente no auditório da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, com acesso restrito a 10 convidados de cada candidato, tendo em vista as restrições da pandemia. O público geral assistiu a transmissão pelo canal da ADPEC no YouTube. O debate foi mediado pelo jornalista Renato Abreu. A eleição acontece nesta sexta-feira (8), das 9 horas às 15 horas.

No início do debate, a presidenta da ADPEC, Andréa Coelho, discursou pontuando a importância do debate promovido pela Associação para que todos os demais colegas associados entendam o plano de governo de cada candidato. “Estamos aqui discutindo com tranquilidade e harmonia propostas para o bem comum tanto da categoria como da nossa instituição, além disso estamos firmando um compromisso democrático pela escolha do novo Defensor Público Geral da Instituição”, disse.

Ao fim do discurso, a presidenta solicitou que os dois candidatos assinassem, de forma pública, um documento firmando compromisso em só assumir o cargo de Defensor Público Geral do Estado do Ceará, caso ocupe o primeiro lugar na lista tríplice.

No primeiro bloco, cada candidato teve dois minutos para apresentação, sendo efetuado sorteio para ordem das falas, iniciando pelo candidato Rubens Lima, Defensor há 11 anos, que participou de forma atuante dos projetos da Defensoria Pública no Estado no Interior. “Me preparei durante esses 11 anos com muita experiência, tendo contato direto com a população, movimentos sociais, classe política e outras instituições e a partir disso conseguimos agregar um grupo forte de colegas comprometidos com a instituição e com isso elaboramos esse projeto que é de todos”, disse.

Em seguida, por ordem de sorteio, foi a vez da apresentação da candidata Elisabeth Chagas, há 15 anos como Defensora Pública, tendo atuação no Núcleo de Enfrentamento de Violência Contra a Mulher e no Núcleo de Habitação e Moradia. “Estive como Defensora Pública Geral do Estado no seu momento de mais intensidade para o mundo todo, passamos por uma pandemia, tivemos que nos reinventar com um novo site e novos fluxos. Mas também tivemos conquistas como o nosso teto de gastos, plantões, concursos, mais estagiários e seis leis”, disse.

Já no segundo momento, os candidatos responderam 10 perguntas das associadas e associados: 8 escritas, 2 em áudio. A ordem da resposta das candidaturas foi alternada, a partir da ordem do sorteio anterior. Após a leitura da pergunta, os candidatos tiveram dois minutos para cada resposta, sem réplica e sem tréplica.

A primeira pergunta foi pontuando como o novo Defensor Público Geral pretende dialogar com a ADPEC a partir de então. A candidata Elisabeth Chagas iniciou pontuando que busca sempre ter o diálogo com a Instituição, pautado pela confiança com as pessoas que estão dialogando e com as suas falas por meio da leveza, respeito e compromisso com o diálogo. Já o candidato Rubens Lima, reforçou que seu compromisso é com o resultado, planejamento e diálogo, pontuando também o papel histórico da ADPEC com a Defensoria Pública e reforçando que as sugestões da Associação devem ser respeitadas e reconhecidas mesmo quando o diálogo for divergente.

 

Posteriormente outras perguntas sobre planos estratégicos, melhorias para o dia a dia dos Defensores e Defensoras foram realizadas e respondidas. No terceiro momento, foi debatido sobre planejamento orçamentário com relação a outras instituições; falta de estagiários nas comarcas; abertura de editais de plantão e sobre a respondência, sempre em formato de perguntas com direito a réplica e tréplica.

No último bloco, cada candidato teve 3 minutos para fazer suas considerações finais. A candidata Elisabeth Chagas agradeceu pelo momento de diálogo e pontuou que tem pretensão de aumentar os avanços em termos defensoriais e reforçou que é necessário destravar o teto de gastos para pensar em novas melhorias e plataformas para melhorar o atendimento do Defensor Público no dia a dia. O candidato Rubens Lima agradeceu a todos os colegas que escutaram suas ideias de mudança e pontuou deseja se aproximar dos Defensores, deixando um legado para os próximos anos, por meio do seu projeto que, segundo o candidato, visa trazer uma mudança para a instituição e levar transparência, profissionalismo, diálogo e eficiência para a Defensoria Pública e os seus assistidos.