Conteúdos Adpec, Destaques Inicial, Publicações

ADPEC reforça a importância da liberdade de imprensa

O mês de junho é marcado pela comemoração da Liberdade de Imprensa, data que foi celebrada na última semana e que traz a tona também uma reflexão sobre a importância da liberdade de expressão. Ambos os assuntos estão totalmente relacionados.

A presença da liberdade de expressão na Constituição Federal é uma conquista de toda a humanidade, pois apoia os direitos fundamentais das pessoas. Por isso, a liberdade de imprensa também é base para todo Estado Democrático. Através dela, o povo exerce seu direito de ser informado e participar da cidadania com consciência sobre a realidade pública.

De acordo com a presidenta da ADPEC, Andréa Coelho, ter uma imprensa livre é saber que a democracia de um país está garantida. “Saber que a imprensa está livre nos mostra o quanto uma nação pode ser desenvolvida em termos econômicos, culturais e sociais. A liberdade de imprensa é um dos passos para a liberdade de expressão, por isso deve ser sempre respeitada e mantida. A ADPEC valoriza todos os profissionais da mídia que investigam e publicam informações de forma livre, além disso, enaltecemos o brilhante trabalho realizado durante a pandemia de trazer informações relevantes para a sociedade, o que chancela a importância da liberdade de imprensa para a nação”, reforça.

Segundo o Diretor de Comunicação Social, Alfredo Homsi, a liberdade de imprensa não tem vivido um de seus melhores momentos no Brasil. “A abertura significativa, vivenciada no Brasil, após sua redemocratização, vez ou outra tem sido abalada por ataques aos meios de comunicação. Violações praticadas à liberdade de imprensa representam grave afronta à própria Constituição Federal e como tal devem ser energicamente combatidas. Não se pode transigir com iniciativas, ainda que veladas, tendentes ao enfraquecimento de direitos e liberdades fundamentais conquistadas a duras penas. Importante que a sociedade entenda que a liberdade de imprensa é um dos pilares do Estado Democrático de Direito devendo ser, em função disso, fortalecida sempre”, destaca.

Para a conselheira da ADPEC, Beatriz Fonteles, a liberdade de imprensa é uma manifestação da liberdade de expressão, não apenas para os jornalistas, mas também para aquelas pessoas que utilizam a imprensa para divulgar dados e posicionamentos. “A liberdade de imprensa permite que se tenha mais de uma versão sobre os fatos. Em tempos de polaridade e ameaças à democracia, a imprensa é essencial para a manutenção da liberdade de expressão do povo brasileiro”, concluiu.