Notícias

ADPEC reúne propostas de temas para a Campanha Nacional de 2019

A Adpec deve indicar, até o dia 11 de outubro, sugestões de temas para a Campanha Nacional de 2019. Os temas selecionados irão para uma seletiva realizada pela ANADEP. Para isso, a diretoria deliberou pela realização de enquete, até o dia 5 de outubro, com os associados que podem indicar, através do link abaixo o tema de seu interesse.

Nos últimos dez anos, a ANADEP, em parceria com as Associações Estaduais e Defensorias Públicas dos Estados, lança no mês de maio – mês da defensora e do defensor público – a Campanha Nacional.
A iniciativa tem por objetivo apresentar aos diversos setores da sociedade (população, parlamentares, imprensa e outros) o papel da Defensoria Pública e o trabalho do defensor(a) público(a) como agente de transformação social.

A partir da escolha de um tema são desenvolvidas uma série de ações para trabalhar a Campanha nacionalmente como: palestras de educação em direitos, cursos, mutirões, sessões solenes e outros.

Confira o histórico:

A primeira campanha foi em 2008, tendo como tema: Defensor Público: Agente de Cidadania.
2009: Defensoria Pública para quem precisa – Justiça para todos.
2010: Defensoria Pública pelo direito à moradia.
2011: Defensores Públicos pelo Direito da Criança e do Adolescente.
2012: Ensinar, prevenir, conciliar: Defensores Públicos pela garantia extrajudicial dos direitos.
2013: Defensores Públicos pelo Direito de Recomeçar
2014: Defensor Público: transformando a causa de um em benefício de todos
2015: Defesas Coletivas – Defensor Público: transformando a causa de um em benefício de todos
2016: Acesso à Saúde: Garantir o seu direito é nosso maior feito
2017: Família Afetiva: Garantir o seu direito é nosso maior feito
2018: Onde existem pessoas nós enxergamos cidadãos. Defensoras e Defensores Públicos pelo direito à documentação pessoal

ESCOLHA

A escolha do tema para a Campanha Nacional é feita sempre de forma democrática, seguindo as sugestões dos(as) defensores(as) públicos(as). Os temas são escolhidos durante as edições do CONADEP. Em 2013, ficou definido que os Congressos serão bianuais. Desta forma, durante o ano que não houver Congresso, as definições sobre a Campanha ocorrerão durante as AGEs de novembro da ANADEP.

IMPORTANTE:

>> A partir do dia 11/10, a ANADEP avaliará os três principais temas sugeridos (Temas trabalhados em campanhas anteriores serão descartados);

>> Na AGE de novembro será votado o tema.

Fonte: ANADEP

 

ENQUETE:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScw7WKxmUzhmRqqoc57uqyyQcs9AUzIo_3NTt-473iWuV1Aqg/viewform

 

Related Posts