Destaques Inicial, Notícias, Publicações

ADPEC solicita à DPG explicações sobre falta de estagiários no Interior do Estado; Núcleo de Estágio apresenta convocação para o interior

Na última sexta-feira, durante a 2ª Assembleia Geral da ADPEC, foi decidido, em votação, pelos associados e associadas, o novo envio de ofício à DPGE solicitando informações sobre os locais de atuação dos estagiários bolsistas no interior do Estado; a transformação de cargos de entrância inicial em de intermediária e final; a quantidade de cargos que serão transformados para cada entrância; a contratação de assessores e estagiários remunerados. Vale ressaltar que a ADPEC já havia enviado ofícios nesse sentido, há mais de 40 dias, solicitando referidas informações, sem resposta, ainda, por parte da DPGE para alguns assuntos.

Após o recebimento do primeiro ofício, durante este mês de abril, o Núcleo de Estágio da Defensoria Pública do Estado do Ceará divulgou, no site da instituição, a convocação de candidatos selecionados para atuação em Crato, Juazeiro do Norte, Sobral, Quixadá, Eusébio e Aquiraz, o que já demonstra movimentação referente à situação. Segundo a presidenta da ADPEC, Andrea Coelho, “Fomos informados que muitos defensores do interior estavam sem estagiários e sentindo-se sobrecarregados devido ao acúmulo de funções via trabalho remoto nos últimos meses, por conta da pandemia. Solicitamos um retorno da DPG sobre isso e outros assuntos que dizem respeito a atuação dos estagiários no interior, visando sanar essa problemática e com o intuito de contribuir para uma atividade mais célere da Defensoria no interior do Estado. Apesar de ainda não termos recebido um retorno com todas as explicações necessárias, já estamos observando uma certa movimentação positiva do Núcleo de Estágio diante da situação”, disse.

De acordo com a diretora do interior da ADPEC, Ana Paula Asfor, é essencial que haja essa colaboração dos estagiários para que o trabalho da Defensoria flua de forma correta no interior do Estado. “Os estagiários, além de estarem aprendendo e seguindo com sua qualificação profissional, são um braço fundamental para apoiar os Defensores Públicos do interior, que estão com demandas ainda maiores nos últimos meses devido à pandemia.”