Acaraú, localizada na região Norte do Ceará, possui uma população de 64.806 pessoas e abriga um núcleo de atendimento da Defensoria Pública no Fórum Desembargador Monsenhor Sabino Lima Feijão.
No entanto, a estrutura física do local é pouco adequada, com espaço limitado para os atendimentos feitos por defensores públicos. Isso resulta em um compromete a privacidade dos assistidos.
Barbalha, por sua vez, é uma cidade com uma população de 75.033 habitantes, que também enfrenta desafios semelhantes. A Defensoria Pública em Barbalha conta com três defensores públicos.
A importância da presença da instituição é ressaltada, pois ela promove a igualdade social e dá voz aos cidadãos que muitas vezes são esquecidos.
A presidenta da ADPEC, Kelviane Barros, compartilha dessa visão, destacando o compromisso da instituição em alcançar uma maior igualdade social e garantir o acesso aos direitos essenciais.
Tanto em Acaraú quanto em Barbalha, a visita da ADPEC evidenciou a necessidade de melhorias na estrutura física das Defensorias Públicas para atender adequadamente às demandas da população.
Veja detalhes em
Acaraú: https://www.adpec.org.br/retratos-da-defensoria/acarau/
Barbalha: https://www.adpec.org.br/retratos-da-defensoria/barbalha/