A Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (ANADEP) celebrará seus 40 anos de história com o lançamento oficial do memorial virtual e do documentário “ANADEP: muito mais que 40 anos”, durante o XVI Congresso Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (CONADEP), que acontece nesta semana.
A proposta é preservar, destacar e refletir sobre o impacto da Defensoria Pública no Brasil, além de exaltar as trajetórias de defesa dos direitos humanos construídas ao longo das últimas quatro décadas.
Andréa Coelho, ex-presidenta da Associação das Defensoras e Defensores Públicos do Estado do Ceará (ADPEC) e diretora de eventos da ANADEP, foi uma das grandes responsáveis pela idealização deste projeto.
Para Andréa, a criação de um memorial digital é fundamental para garantir que as conquistas e a memória da ANADEP sejam preservadas para as gerações futuras. Ela destaca que a experiência adquirida à frente da ADPEC foi fundamental para a criação deste projeto, baseando-se no Memorial da ADPEC para o desenvolvimento dele e em iniciativas de valorização e preservação da história das defensoras e defensores públicos no estado do Ceará.
O Memorial ANADEP, que já pode ser acessado pelo site www.anadepmemorial.org, é uma plataforma digital inovadora que reúne e celebra a história da Associação, uma das mais representativas do setor. O visitante tem acesso a marcos históricos, perfis das lideranças que passaram pela presidência da entidade, campanhas relevantes e a atuação internacional da ANADEP, além de dados sobre o ENADEP.
O documentário, que foi produzido especialmente para esta ocasião, será disponibilizado na íntegra após o evento, no espaço do memorial.