Destaques Inicial, Notícias

ANADEP lança cartilha “Racismo se combate em todo o lugar”

Com o objetivo de potencializar sua atribuição institucional em atuar em busca da equidade racial, por intermédio de diversos Núcleos Especializados, as Defensorias Públicas dos Estados e do Distrito Federal que trabalham no enfrentamento ao racismo e à desigualdade racial, a Associação Nacional dos Defensores Públicos (ANADEP) lançou a cartilha “Racismo se combate em todo o lugar”. A cartilha também faz parte da Campanha Nacional da ANADEP de 2021, cuja temática principal é a mesma.

A cartilha, que tem 44 páginas, faz todo um percurso sobre o racismo e suas diversas formas de combate. Ela conta a história da África à diáspora brasileira; as visões diante do racismo; os diversos tipos de racismo que existem na sociedade, seja ele institucional, recreativo ou estrutural; as expressões racistas; as diferenças entre racismo e injúria racial; os núcleos de proteção à vítima que sofreu racismo; interseccionalidade de gênero e raça; cotas raciais; dicas de personalidades negras que fizeram história e dicas literárias, bem como o papel da Defensoria Pública diante de situações que envolvem o racismo.

O objetivo principal da ANADEP com a campanha e o lançamento da cartilha é provocar a sociedade, o Estado e a imprensa para que o antirracismo seja uma luta de todas e todos. Por meio da educação em direitos, tem como intuito despertar a conscientização sobre a necessidade de formular e efetivar políticas públicas voltadas ao enfrentamento do racismo estrutural e institucional.

De acordo com a Presidenta da ADPEC, Andréa Coelho, apoiar e divulgar essa campanha da Anadep é indispensável para fomentar a necessidade de equidade étnico-racial no acesso a direitos e às políticas públicas de povos indígenas, negros, quilombolas e outros povos tradicionais.

Para ter acesso à cartilha, basta clicar aqui.