Conteúdos Adpec, Destaques Inicial, Notícias

ANADEP lança cartilha sobre campanha nacional “Defensoria Pública: em ação pela inclusão”

A Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (ANADEP) produziu uma cartilha, com o apoio da Comissão Temática dos Direitos da Pessoa com Deficiência da ANADEP, com o objetivo de promover a educação em direitos e ressaltar a atuação de defensoras e defensores públicos em prol de uma sociedade inclusiva e anticapacitista. A cartilha trata sobre a ação nacional da ANADEP “Defensoria Pública: em ação pela inclusão”. A ADPEC está prestando total apoio à campanha e pretende difundir a cartilha para os seus associados e associadas cearenses. Acesse aqui (link da cartilha).

Para tornar a cartilha inclusiva, a diagramação do material seguiu técnicas internacionais de legibilidade para facilitar a leitura das pessoas com baixa visão: fonte em tamanho maior, maior espaçamento entre as linhas e contraste forte entre a cor de fundo e a cor da letra do texto. Todo conteúdo desta cartilha está disponível em áudio descrição. De acordo com a presidenta da ADPEC, Kelviane Barros, essa ação é extremamente importante para garantirmos a inclusão das pessoas com deficiência. “Nós precisamos eliminar as barreiras da sociedade, bem como garantir o total suporte e respeito à diversidade humana, afinal esse também é um dos papéis da Defensoria. Acredito que esse é um dos primeiros passos para alcançarmos esse objetivo”, disse.

A diretora de Comunicação da ADPEC, Aline Miranda, explica que a proteção e a garantia dos direitos das pessoas com deficiência estão previstas em lei e precisam ser respeitadas. “O que ocorre é que ainda há muita desinformação a respeito dos direitos das pessoas com deficiência, por isso esse grupo ainda sofre com uma série de violações em seu cotidiano. Essa cartilha vem para difundir as informações que são extremamente necessárias não só para nós defensoras e defensores, mas para toda a sociedade”, ressaltou.

 

Acesse a cartilha completa