Adpec na Mídia, Notícias

Andréa Coelho, presidenta da ADPEC, foi destaque no Jornal O Otimista

Confira o conteúdo na íntegra:

Entidade defende direitos do gênero feminino

O Dia da Mulher é uma data política. No Brasil, 230.160 mulheres sofreram com algum tipo de violência doméstica em 2020, segundo dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública. A norma prevê cinco tipos de violência doméstica ou familiar: física, psicológica, sexual, patrimonial e a violência moral.

É nessa seara que entra a participação da Defensoria Pública para realizar o trabalho desde a orientação jurídica em casos concretos, por exemplo, postulando medidas protetivas de urgência ou ajuizando ações de divórcio, alimentos e promovendo educação em direitos, ou visando a prevenção e reflexão. Sendo assim, a Defensoria Pública do Estado do Ceará (DPCE) e a Associação das Defensoras e dos Defensores Públicos do Estado do Ceará (ADPEC) têm trabalhado pela manutenção dos direitos das mulheres e no combate a qualquer tipo de violência.

Liderança

A presidenta da ADPEC, Andréa Coelho, conta sobre a importância de liderar uma associação composta por defensoras públicas em sua maioria. “sempre buscamos manter uma paridade na composição da Diretoria como incentivo à participação política da mulher nas ações classistas. Como mulher, nunca me limitei a pleitear ou exercer qualquer cargo, nem mesmo quando eu era bastante jovem”.