Conteúdos Adpec, Destaques Inicial, Notícias

Andréa Coelho representa Defensores (as) do nordeste em reunião com ministro Edson Fachin e reitera apoio ao atual sistema eleitoral

A presidenta da ADPEC, Andréa Coelho participou na noite de quarta-feira (10/08), como representante dos Estados do Nordeste, de uma audiência com o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Edson Fachin, com a ANADEP e outras associações. Na ocasião foi possível reiterar o apoio ao TSE e ao atual sistema eleitoral. A ANADEP, como entidade escolhida para atuar em Missão de Observação Eleitoral (MOE) Nacional nas Eleições Gerais de 2022, reafirmou a confiança na integridade do sistema eletrônico de votação.

O ministro, por sua vez, pontuou a importância da atuação das Defensoras e dos Defensores em uma sociedade carente de direitos em que uma luta constante se faz necessária para o enfrentamento das desigualdades presentes no cenário brasileiro. Sobre a atuação da ANADEP e de seus observadores estaduais, Edson Fachin afirma: “Destaco a ANADEP que é uma presença capilarizada em todo o país que cumpre uma função condicional essencial, especialmente ao lado das camadas mais vulneráveis da população. Por tanto, agradeço terem se habilitado e agradeço a iniciativa”.

Andréa Coelho participou do encontro e pontuou: “Inicialmente gostaria de externar minha alegria em participar desse simbólico encontro ao final do mandato de vossa excelência, expressando a admiração que os Defensores e Defensoras Públicas da região nordeste tem pela sua atuação firme na presidência deste egrégio tse, defendendo a segurança das eleições, o combate às fake news e toda e qualquer ação que venha arriscar a nossa democracia”, comenta.

A presidente ainda exalta a participação do nordeste em um papel tão essencial para o exercício da democracia brasileira: “Serão 6 estados com Defensores e Defensoras que acompanharão as eleições de 2022, cumprindo assim, o seu dever cívico e demonstrando que somos agentes da paz social”, afirma. O encontro foi importante para reiterar a democracia e a segurança do sistema eleitoral brasileiro para as eleições que acontecerão em outubro de 2022.