Conteúdos Adpec, Destaques Inicial, Notícias

Aniversário da ANADEP: entidade completa 40 anos de lutas em prol de defensores públicos

A Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (ANADEP) está comemorando seus 40 anos de existência, marcados por uma trajetória de lutas e conquistas em prol dos Defensores Públicos no Brasil.

Fundada em 1984, a ANADEP tem como missão fortalecer o papel daqueles que lutam pela população hipossuficiente, garantindo a ampliação e a qualificação dos serviços prestados, além de atuar na defesa dos direitos humanos e na promoção da justiça social.

Ao longo dessas quatro décadas, a ANADEP tem se destacado na articulação política e institucional, promovendo campanhas nacionais de conscientização sobre a importância da Defensoria Pública e lutando por melhores condições de trabalho para defensoras e defensores públicos.

A Associação atua em âmbito nacional e internacional, colaborando com os Três Poderes no aperfeiçoamento da ordem jurídica, por meio de sugestões e participação efetiva em projetos em tramitação no Legislativo.

Através de sua diretoria e comissões temáticas, a entidade constrói pautas que abrangem tanto interesses institucionais diretos quanto projetos que impactam os usuários dos serviços da Defensoria Pública em diversas áreas de atuação.

A entidade também se empenha na realização de diversas campanhas de assistência em massa para a população em situação de vulnerabilidade social, ampliando o espectro de alcance da atuação dos defensores e fomentando o debate público sobre temas relevantes para a sociedade.

Em celebração a essa data histórica, Kelviane Barros, presidenta da Associação das Defensoras e Defensores Públicos do Estado do Ceará (ADPEC), que trabalha constantemente em parceria com a ANADEP, expressou suas congratulações a associação nacional: “A ANADEP tem sido uma peça fundamental na consolidação da Defensoria Pública como instituição essencial para a garantia dos direitos no Brasil. Celebrar esses 40 anos é reafirmar nosso compromisso com a justiça social e com a defesa intransigente dos direitos daqueles que mais precisam, além de lutar pelos valores da nossa classe.”