Sem categoria

Articulação da Adpec garante compromisso dos candidatos com pleitos dos defensores públicos

CandidatosCom o objetivo de garantir a efetividade das recentes conquistas da Defensoria Pública e da carreira de defensor, em âmbito nacional e estadual, a Associação dos Defensores Públicos do Estado do Ceará (Adpec) realizou, ao longo do mês de setembro, encontros com todos os candidatos a governador do Estado – Ailton Lopes (PSOL), Camilo Santana (PT), Eliane Novais (PSB) e Eunício Oliveira (PMDB).

Na ocasião, os candidatos não só receberam o estudo “Diretrizes para Efetivação dos Pleitos da Classe”, como assumiram, cada um deles, o compromisso com a democratização do acesso à justiça no Estado, demonstrando a capacidade de articulação da Diretoria da Adpec, sobretudo da sua presidente, Sandra Sá.

As demandas dos defensores públicos dizem respeito à necessidade de incremento de orçamento destinado à Defensoria Pública, o que deverá acontecer de forma gradual, no decorrer do mandato do novo governador. Além da articulação com os postulantes ao Executivo, a Diretoria da Adpec também fez chegar a alguns candidatos ao Parlamento cearense os pleitos da classe.

“Dentro do processo eleitoral, precisávamos discutir com os candidatos diversos aspectos relevantes para a Defensoria Pública e seus membros, entre eles o crescimento e o fortalecimento da Instituição, bem como as condições para o cumprimento de sua missão constitucional na defesa dos direitos humanos e na prestação de assistência jurídica integral à população vulnerável”, resume Sandra Sá.