Artigos, Conteúdos Adpec, Destaques Inicial, Notícias, Publicações

Karinne Matos: A conquista do voto feminino no Brasil

Uma conquista de todas as mulheres e que até hoje nos faz ter a clareza da nossa posição e importância como cidadãs é o voto feminino. Considerado hoje como uma das principais inovações do Código Eleitoral de 1932, a conquista do voto feminino completa 90 anos em 2022. Tal Lei foi conquistada após intensa pressão e mobilização por parte dos movimentos sufragistas e feminista da época.

É importante lembrar que mulheres nordestinas também participaram desse processo, isso porque antes mesmo de 1932, documentos históricos apontam que a professora Celina Guimarães foi a primeira eleitora brasileira. Celina requereu sua inclusão no rol de eleitores do município de Mossoró (RN), onde nasceu, em 1927, após a entrada em vigor da Lei Estadual nº 660, de 25 de outubro daquele ano, que tornava o Rio Grande do Norte o primeiro estado a estabelecer a não distinção de sexo para o exercício do voto.

A participação feminina nas votações eleitorais é de extrema importância, pois além de ser uma resposta a uma sociedade que durante muito tempo foi extremamente restrita e machista com as mulheres, mostra a força do movimento feminista e a importância da mulher como cidadã. Apesar dos avanços, precisamos relembrar que a luta das mulheres por igualdade de direitos ainda é atual e se reflete nos espaços de poder, onde os homens ainda ocupam a maioria absoluta dos cargos até mesmo na política. Essa realidade precisa ser mudada e por isso precisamos fomentar a participação feminina na política dando às mulheres a possibilidade de disputar em grau de igualdade com todos os candidatos.