Notícias

Assembleia homenageia os 60 anos de vida pública de Mauro Benevides

Colar9A Assembleia Legislativa realiza sessão solene em homenagem aos 60 anos de vida pública do político Mauro Benevides (PMDB/CE). O evento acontece nesta quinta-feira (19/05), às 19h, no Plenário 13 de Maio e foi proposto pelo deputado Fernando Hugo (PP) para celebrar a vida de “um dos maiores homens públicos do Brasil”, justifica o parlamentar.
Mauro Benevides é Associado Honorário da Adpec, título que lhe foi conferido em 2014, por sua luta em prol da Defensoria Pública em âmbito nacional. No mesmo ano, o então deputado foi também agraciado com o Colar do Mérito da Adpec (foto).

Carlos Mauro Cabral Benevides nasceu em Fortaleza, em 21 de março de 1930. É formado em Letras, pela Faculdade Católica de Filosofia do Ceará, e Direito, pela Universidade Federal do Ceará(UFC). Foi colunista do jornal Tribuna do Ceará, Correio Braziliense e Jornal de Brasília.

Em 1955, iniciou a carreira política como vereador de Fortaleza. Em 1959, foi eleito deputado estadual, mantendo-se por quatro mandatos seguidos na Assembleia Legislativa, onde chegou, inclusive, a presidência do Legislativo Estadual cearense. Foi senador de 1975 a 1983, e de 1987 a 1995.

Mauro Benevides chegou a assumir interinamente o Governo do Ceará em 12 ocasiões. Também ocupou interinamente a Secretaria da Fazenda e a Secretaria de Educação do Estado. Foi ainda secretário do Interior e secretário de Justiça do Ceará. Era presidente do Senado e do Congresso Nacional, entre 1991 e 1993, quando ocorreu o impeachment do então presidente da República, Fernando Collor de Mello. Ainda como presidente do Senado Federal assumiu a Presidência da República por pouco mais de um dia. Atualmente, exerce o quinto mandato de deputado federal.

“Falar de Mauro Benevides certamente precisaria de tempo e espaço que não caberiam nesta solicitação, porém, na sessão que o povo cearense terá o luxo de, no plenário da Assembleia Legislativa, reconhecê-lo e homenageá-lo, ouviremos um pouquinho do muito que é um dos maiores homens públicos do Brasil”, afirma o deputado Fernando Hugo (PP).

Durante a solenidade, Mauro Benevides receberá um certificado da Assembleia Legislativa pelos serviços prestados ao povo cearense durante seis décadas de vida pública.

Com informações da AL/CE