Colar9A Assembleia Legislativa realiza sessão solene em homenagem aos 60 anos de vida pública do político Mauro Benevides (PMDB/CE). O evento acontece nesta quinta-feira (19/05), às 19h, no Plenário 13 de Maio e foi proposto pelo deputado Fernando Hugo (PP) para celebrar a vida de “um dos maiores homens públicos do Brasil”, justifica o parlamentar.
Mauro Benevides é Associado Honorário da Adpec, título que lhe foi conferido em 2014, por sua luta em prol da Defensoria Pública em âmbito nacional. No mesmo ano, o então deputado foi também agraciado com o Colar do Mérito da Adpec (foto).

Carlos Mauro Cabral Benevides nasceu em Fortaleza, em 21 de março de 1930. É formado em Letras, pela Faculdade Católica de Filosofia do Ceará, e Direito, pela Universidade Federal do Ceará(UFC). Foi colunista do jornal Tribuna do Ceará, Correio Braziliense e Jornal de Brasília.

Em 1955, iniciou a carreira política como vereador de Fortaleza. Em 1959, foi eleito deputado estadual, mantendo-se por quatro mandatos seguidos na Assembleia Legislativa, onde chegou, inclusive, a presidência do Legislativo Estadual cearense. Foi senador de 1975 a 1983, e de 1987 a 1995.

Mauro Benevides chegou a assumir interinamente o Governo do Ceará em 12 ocasiões. Também ocupou interinamente a Secretaria da Fazenda e a Secretaria de Educação do Estado. Foi ainda secretário do Interior e secretário de Justiça do Ceará. Era presidente do Senado e do Congresso Nacional, entre 1991 e 1993, quando ocorreu o impeachment do então presidente da República, Fernando Collor de Mello. Ainda como presidente do Senado Federal assumiu a Presidência da República por pouco mais de um dia. Atualmente, exerce o quinto mandato de deputado federal.

“Falar de Mauro Benevides certamente precisaria de tempo e espaço que não caberiam nesta solicitação, porém, na sessão que o povo cearense terá o luxo de, no plenário da Assembleia Legislativa, reconhecê-lo e homenageá-lo, ouviremos um pouquinho do muito que é um dos maiores homens públicos do Brasil”, afirma o deputado Fernando Hugo (PP).

Durante a solenidade, Mauro Benevides receberá um certificado da Assembleia Legislativa pelos serviços prestados ao povo cearense durante seis décadas de vida pública.

Com informações da AL/CE

Compartilhe