Sem categoria

Associação Interamericana de Defensorias Públicas se reúne em São Paulo

Integrantes do Conselho Diretor e Executivo da Associação Interamericana de Defensorias Públicas (AIDEF) estiveram reunidos no início desta semana (14 e 15/3), em São Paulo, para traçar as diretrizes de atuação da entidade. No primeiro dia de reunião, a conselheira da Associação Nacional dos Defensores Públicos (ANADEP) e defensora pública do Rio Grande do Sul, Adriana Burger, apresentou a "Cartografia do Acesso à Justiça: Defensorias Públicas do Mercosul", trabalho realizado com a colaboração de Amélia Rocha, defensora pública do Ceará. A pesquisa faz um exame comparativo da Defensoria Pública da Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai.

O Sistema Interamericano de Direitos Humanos, além da capacitação e atuação dos Defensores Públicos na Corte Interamericana (CorteIDH), também foi discutido durante o encontro. Na manhã de ontem (15), foi apresentado ao Conselho Diretor da Associação o novo site da AIDEF, que será lançado no próximo mês de abril. Na ocasião, a defensora pública Sara Quimas (RJ), a assessora de Comunicação Social da ANADEP, Luzia Cristina Giffoni, e a subcoordenadora da AIDEF, Sílvia Sturla Taes, apresentaram o novo layout da página eletrônica e as novas ferramentas de comunicação que a integram.

Para encerrar a pauta, foram definidos os critérios para o Programa de Intercâmbio de Defensores Públicos do MERCOSUL, a ser realizado em São Paulo, no segundo semestre de 2011. No período da tarde, a convite da Defensora Pública Geral de São Paulo, Daniela Cembranelli, os defensores foram conhecer a sede da instituição paulista.