A defensora pública associada da Associação das Defensoras e dos Defensores Públicos do Estado do Ceará (ADPEC), Érica Albuquerque, participou do Seminário Justiça Restaurativa Em Ação: Transformando Sistemas e Unindo Regiões, em Cuiabá, realizado pelo Tribunal de Justiça do Mato Grosso nos dias 01 e 02 de julho.
A associada realizou a palestra “Explorando a Justiça Restaurativa: Uma nova abordagem para o Sistema Socioeducativo”, no qual abordou a responsabilização sob a ótica do paradigma restaurativo, analisando as oportunidades de construção conjunta por todas as pessoas afetadas pelo dano, incluindo ofensor, vítima e comunidade. Érica também destacou sobre o cuidado necessário com a situação em que se encontram essas pessoas, quais são os seus sentimentos, para que todas as afetadas pelo dano tenham suas necessidades atendidas.
A Justiça Restaurativa tem sido amplamente efetiva e a sua aplicação é um novo caminho para o Sistema Socioeducativo. A Defensoria Pública do Estado do Ceará já conta com o Centro de Justiça Restaurativa (CJR), que vem alcançando importantes resultados, contribuindo para o setor no estado, resultados que foram compartilhados durante o evento.
Além de Érica Albuquerque, também palestraram Antônio Renato Gonçalves Pedrosa, do Instituto Terre des Hommes Brasil, Marco Antônio Prado, Promotor de Justiça Substituto do MT, o juiz de Direito Hugo Gomes Zaher e o rapper e facilitador de Justiça Restaurativa, Chiquinho Divilas.