Defensores em Ação, Destaques Inicial, Notícias, Publicações

Associado da ADPEC concede entrevista ao Fantástico sobre o caso de menino de 8 anos que queria pedir mudança de sobrenome para o do padrasto

Neste domingo (07/06), o Defensor Público e também associado da ADPEC, Jefferson Leite Dias, participou de uma reportagem especial no programa Fantástico na Rede Globo sobre a história do garoto Ângelo Ravel, da região de Quixeramobim, no Ceará, que tinha o desejo de trocar na sua certidão de nascimento o sobrenome vinculado ao pai biológico pelo do padrasto, quem considera seu verdadeiro pai.

O garoto fez o pedido para a juíza da região, que encaminhou a solicitação para a Defensoria Pública do Estado do Ceará na Comarca de Quixeramobim. O pedido foi prontamente atendido pelo Defensor ali atuante. Em sua fala ao Fantástico, ele explicou que “a Defensoria vai buscar a legalidade desse vínculo socioafetivo. O garoto Ângelo ficará com duas vinculações paternas: a biológica já existente e a socioafetiva, ou seja, ficará com dois pais na certidão de nascimento”.

Ainda de acordo com Jefferson, a Defensoria Pública realizou entrevista prévia com a criança, com a mãe dele e com o padrasto para se aprofundar um pouco mais no caso e aferir esse vínculo entre os dois. “A ação da Defensoria Pública assegurará o direito da criança, consolidará um novo status jurídico e regularizará a situação vivenciada por ele e pela família, conferindo segurança jurídica a todos os envolvidos, especialmente para Ângelo”, explicou.

A ADPEC tem orgulho dos seus associados e do trabalho feito pela Defensoria Pública em todas as regiões do Estado do Ceará, que visa a atender e garantir o direito das pessoas hipossuficientes, especialmente os grupos mais vulneráveis como crianças, idosos, deficientes etc.