Conteúdos Adpec, Destaques Inicial

#BALANÇOADPEC Associação desenvolve Planejamento Estratégico Anual com objetivo de fortalecer a entidade e garantir os direitos dos associados e associadas

Buscando a transparência e a melhoraria para concretização da sua missão, no mês de maio, a ADPEC definiu o seu Planejamento Estratégico para 2021 que foi desenvolvido utilizando a Metodologia de Planejamento Estratégico combinada com o Balanced Scorecard. A construção ocorreu nos meses de Março/2021 e Abril/2021 por meio de reuniões virtuais com representantes da Diretoria da ADPEC, envolvendo a Presidência e seus Diretores.

No decorrer da construção do Planejamento, foi realizada uma primeira etapa denominada Diagnóstico Estratégico para realização do Mapa Estratégico, em seguida definição da identidade visual e os Objetivos Estratégicos, Iniciativas e Planos de Ação contendo as atividades necessárias para a execução das iniciativas propostas. Além disso, foram definidos também a missão, visão e valores da ADPEC. Clique aqui e tenha acesso ao planejamento anual.

A missão consiste em representar seus associados e associadas na defesa das garantias, prerrogativas, direitos e interesses, como também promover valorização profissional, buscando colocar a entidade e seus associados em local de destaque junto à sociedade, contribuindo para o regime democrático. Já a visão da ADPEC é ser reconhecida como entidade que fomenta espaços democráticos e que atua na defesa, no desenvolvimento profissional e pessoal dos seus associados, tornando-se referência junto à classe e à sociedade. Os valores estão pautados na ética, eficiência, acolhimento, profissionalismo, respeito, responsabilidade e visão estratégica.

O planejamento para o biênio 2021.2022 foi realizado com apoio do consultor Wilson Bessa, o qual possui formação em Administração de Empresas com especialização em Gestão da Qualidade em Serviços e MBA em Gestão de Pessoas. Possuindo também Mestrado em Administração de Empresas, bem como já teve experiência de mais de 20 anos na gestão pública.

De acordo com a Presidenta da ADPEC Andréa Coelho, esse foi um marco para a instituição já que foi o primeiro planejamento realizado neste sentido. “Sem dúvidas estamos no caminho certo em busca dos nossos objetivos. Tivemos a participação de toda a diretoria neste planejamento com o principal objetivo de atuar junto à sociedade civil, estimulando um ambiente agregador entre os associados e associadas, viabilizando os pleitos da categoria”, disse.

Objetivos e Iniciativas Estratégicas
Em plenária virtual, foi discutida também a análise de cenários externos e internos que poderiam auxiliar ou ser uma ameaça para a manutenção da associação, visando posteriormente a definir as perspectivas organizacionais e os fatores de sucesso da associação, finalizando na construção de nove objetivos estratégicos e dezenove iniciativas que passaram a nortear o plano do biênio 2021/2022 da ADPEC.

Os 9 objetivos são: atuar e agir politicamente com vistas a viabilizar os pleitos da categoria; ampliar ações para aumento de serviços e benefícios; estimular e desenvolver um ambiente agregador e colaborativo entre os associados; promover relação de diálogo com a administração superior; atuar planejada e coordenadamente junto à sociedade civil; recuperar o sentimento classista da categoria; garantir a sustentabilidade financeira; implantar procedimentos de controle e monitoramento nas atividades administrativas e promover ações de desenvolvimento pessoal e profissional.

Após a definição dos Objetivos Estratégicos, foram estabelecidas as Iniciativas que permitirão o alcance dos Objetivos Estratégicos. No caso da ADPEC, foi realizada uma análise das propostas de campanha da Chapa Nova ADPEC, de tal forma que o planejamento contemplasse também suas propostas.

Confira as 19 (dezenove) iniciativas: isonomia remuneratória e de prerrogativas com o sistema de justiça; implementação do regime previdenciário; projeto de trabalho político organizado; melhoria no relacionamento com o sistema de justiça; programa de ampliação dos benefícios do seus associados; programa de apoio ao acesso de recursos financeiros ao associado; ambiente associativo plural e democrático ampliando aproximação com o associado; modernização no sistema eleitoral; custeio para cursos; programa de residentes jurídicos e assessores; programa de melhoria do ambiente de trabalho do defensor; melhoria da imagem da ADPEC; programa de melhoria do ambiente de trabalho do defensor; transparência nas informações; campanha filiação do defensor; modernização dos procedimentos administrativos; digitalização dos documentos; implantação de indicadores de gestão dashboard e programa de capacitação e desenvolvimento do associado, dentre outras.

Todos os Planos de Ação estão disponibilizados na web na plataforma Progy. A atualização desses Planos deve ser realizada pela ADPEC para permitir um acompanhamento da evolução das Iniciativas.