Conteúdos Adpec, Destaques Inicial, Notícias

#BALANÇOADPEC Clube de Leitura reúne livros que tratam sobre diversas perspectivas relacionadas ao combate ao racismo no primeiro semestre de 2021

Ao longo do primeiro semestre, ADPEC reuniu diversos associados e associadas em encontros mensais intitulados de “Clube de Leitura” para debater obras que explicavam, de forma detalhada, as diversas perspectivas relacionadas ao combate ao racismo, tema central da Campanha Nacional da Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos -ANADEP em 2021.

As primeiras obras discutidas estavam presentes na Coleção “Feminismos Plurais”, coordenada por Djamila Ribeiro. Inaugurada com “Lugar de Fala”, obra escrita pela própria Djamila, a Coleção reúne até o momento sete títulos publicados. São eles: “Encarceramento em Massa”, por Juliana Borges; “Empoderamento”, por Joice Berth; “Racismo Estrutural”, por Silvio Almeida; “Interseccionalidade”, por Carla Akotirene; “Racismo Recreativo”, por Adilson Moreira e “Apropriação Cultural”, por Rodney William e “Intolerância Religiosa” de Sidney Nogueira. Todos foram discutidos pelo Clube de Leitura da ADPEC.

Após finalizada as primeiras obras da Coleção “Feminismos Plurais”, foi a vez de dar espaço a Obra Torto Arado de Itamar Vieira Junior, vencedor dos prêmios Oceanos e Jabuti, que conta a história de duas irmãs, Bibiana e Belonísia, marcadas por um acidente de infância, e que vivem em condições de trabalho escravo contemporâneo em uma fazenda no sertão da Chapada Diamantina. A última edição virtual do Clube de Leitura da ADPEC ocorreu no dia 27 de julho e na ocasião, associados e associadas poderão debater o livro “O carteiro e o poeta”, romance que consolidou Antonio Skármeta como um dos autores mais representativos da nova literatura latino-americana.

De acordo com a Vice-Presidenta da ADPEC e idealizadora do projeto, Sandra Sá, o Clube de Leitura tem o intuito de agregar os associados e associadas ao mesmo tempo em que se compartilha o hábito da leitura. “Tem sido encontros muito animados, onde além de discutirmos o objeto de leitura do mês, agregamos experiências referentes ao tema da leitura e vemos a obra de perspectivas diversas das nossas. Esperamos ainda várias aventuras literárias ao longo dos próximos meses”, disse.

Para aqueles que ainda tiverem interesse em ingressar no Clube de Leitura do grupo de Defensores e Defensoras e discutir sobre obras importantes para a sociedade, basta solicitar à ADPEC por qualquer um dos seus meios de contato, como telefone (85) 3268-2988 ou WhatsApp (85) 99995-0528