Conteúdos Adpec, Destaques Inicial, Notícias, Publicações

#BalançoGestão – 2021 / 2022 | Construção de memórias e relevância para a Associação

A gestão do biênio 2021|2022 foi marcada pela consolidação de projetos que enalteceram a história da categoria. De acordo com a presidenta da Associação das Defensoras e dos Defensores Públicos do Estado do Ceará (ADPEC), Andréa Coelho, “esses passos foram importantes para a história da Defensoria, uma vez que toda a trajetória de construção da Instituição foi marcada por árduas lutas e grandes profissionais que dedicaram suas vidas em prol da valorização do trabalho dos defensores e defensoras”.

Abaixo, é possível conferir alguns dos projetos realizados pela atual gestão.

Digitalização do acervo: o Biênio 2021 – 2022 da ADPEC realizou um importante passo para a preservação da memória da Associação e dos Defensores e Defensoras que fizeram parte dessa história. A gestão 2021 – 2022 fez a digitalização de todo o acervo documental da ADPEC, entre atas, fotos e escritos diversos. Atualmente, este encontra-se disponível para consulta no site da ADPEC.

Documentário: Em meados de abril de 2022, a ADPEC, por meio de iniciativa própria, lança o documentário “ADPEC, nossa história”, que trata do início da Defensoria Pública no Estado do Ceará e a luta da Associação para a instalação de sua sede. Ele foi lançado em uma sessão de cinema em celebração aos 25 anos de existência da Defensoria Pública Geral no Ceará, no shopping RioMar Papicu. Na ocasião, foi possível homenagear nomes que fizeram e fazem parte da história da associação.

Prêmio ADPEC de Jornalismo: Em 2021, foi possível premiar diversos trabalhos executados por jornalistas por meio do 5º Prêmio ADPEC de Jornalismo. No primeiro ano de mandato do Biênio 2021-2022, a temática central para o envio de matérias jornalísticas foi: “Defensoras e Defensores Públicos: assegurando direitos, justiça e cidadania a quem mais necessita”. Foram mais de 40 trabalhos inscritos, destes, 16 foram premiados nas mais diversas categorias.

E a tradição da premiação continuou em 2022, nos últimos meses do ano, a ADPEC promoveu o 6º Prêmio ADPEC de Jornalismo. Para esse ano a temática: “Defensoras e Defensores Públicos: Respeito ao direito de cada um e de todos”, foi escolhida para nortear o conteúdo das reportagens enviadas.

Memorial da ADPEC: no primeiro semestre de 2022, foi possível iniciar as contratações de profissionais qualificados para realizar um sonho ambicioso da ADPEC, realizar o registro da história desses 42 anos de existência da associação. Dessa forma, a gestão 2021-2022 contratou duas museólogas e uma equipe de jornalistas, que fazem parte da assessoria de comunicação da ADPEC, para tornar possível essa iniciativa. O lançamento do Memorial Virtual da ADPEC, aconteceu em novembro e foi lançado com um coquetel. Na ocasião, estiveram presentes inúmeros nomes importantes para a história da Associação. Ele está disponível para a sociedade e funciona como uma memória viva de todas as conquistas da associação e de seus associados e associadas.