Conteúdos Adpec, Destaques Inicial, Notícias

#BalançoADPEC Mês da Defensora e da Defensor 2021 tem programação especial e diversas ações virtuais promovidas pela ADPEC

No mês de maio, comemorou-se o Dia do Defensor e da Defensora Pública, conhecido como Maio Verde. Todos os anos a ADPEC aproveita o momento para parabenizar os profissionais da categoria, além de trazer uma programação especial para os associados e associadas, com temáticas que vão desde a atuação dos defensores na interseccional aos desafios do acesso à justiça. Esse ano, apesar do isolamento rígido social, não foi diferente. A ADPEC encontrou no virtual uma forma de se manter próxima dos seus associados nessa data tão importante e disponibilizou uma série de eventos digitais no decorrer dos dias para comemorar o Maio Verde.

O primeiro evento do mês foi o curso “A Consciência Promovendo Felicidade e Bem-Estar Individual e Coletivo”, realizado nos dias 10 a 13 de maio com as professoras Adriana Cabral e Danielle Cabral. Logo em seguida, nos dias 17 a 19 de maio, houve o Webinário da ANADEP “Defensoria em Pauta: Desafios para o Acesso à Justiça”, às 19h, na página do Facebook e no canal oficial da ANADEP no YouTube.

Na sequência, no dia 19 de maio, outro evento online fez parte da programação especial, intitulado de “Webinário: a Defensoria Pública vai à academia”, o evento foi transmitido via YouTube pela Unifap em Juazeiro do Norte/CE (canal Direito Unifap). Um dos destaques importantes dessa programação mensal foi a participação de Defensores e Defensoras todos os dias durante uma semana no Show da Manhã, na Rádio Verdes Mares, evento destinado a esclarecer temas do universo da Defensoria. Dentre os temas que foram discutidos: Violência Contra a Mulher, por Emmanuel Leal de Santana; Direito do Consumidor, por Beatriz Fonteles Gomes Pinheiro; Campanha Nacional dos Defensores Públicos, por Sandra Moura de Sá; Saúde, Pandemia e CPI, por Paulo Roberto Bentes Vasconcelos e para finalizar a semana, no dia 21 de maio, o Defensor Adriano Leitinho falou sobre o tema Crianças e Afronta a Direitos, como Violência e Morte.

Além disso, a ADPEC distribuiu 397 mimos na casa dos seus associados para comemorar a data especial, bem como fez uma campanha em vários pontos estratégicos do Ceará em alusão ao Maio Verde. Os pontos ficaram iluminados no período de 19 a 22 de maio. Os associados e associadas, bem como toda a sociedade civil, conseguiram ver a iluminação no Palácio da Abolição; Assembleia Legislativa do Estado do Ceará; Estátua de Iracema na Avenida Beira-Mar; Estátua de Iracema na Lagoa de Messejana; Coluna “Da Hora” na Praça do Ferreira; Estátua de Padre Cícero (Juazeiro do Norte); Estátua de São Francisco (Canindé); Cristo (Sobral) e Estátua da Nossa Senhora de Fátima (Crato).

De acordo com o Diretor de Eventos, Adriano Leitinho, esse também é um momento para divulgar e valorizar a atuação desses profissionais diante da sociedade civil. “É nesse momento onde podemos explicar e mostrar a importância da Defensoria Pública, já que com as nossas ações toda a sociedade sai ganhando. Além de todas as atividades feitas durante esse período, contamos, de forma inédita, com a poesia de Bráulio Bessa, um poeta de renome nacional que divulgou por meio de sua poesia a Defensoria Pública para todo o Brasil. Esse foi um presente simbólico, onde a ADPEC homenageou todos os defensores do país”, explicou.

Webinar com Grandes Participações de nomes nacionais

Para finalizar o mês de comemoração no dia 21 de maio, a ADPEC trouxe discussões de temáticas pertinentes à sociedade para comemorar o mês do Defensor e da Defensora Pública por meio de uma programação especial e gratuita em formato de webinário, com o tema principal “A Defensoria Pública e sua Atuação Interseccional”, que foi realizado com a presença de diversos profissionais renomados da área. Foram mais de 7h de evento virtual e trocas de experiências durante webinário, com a participação de mais de 450 pessoas entre o período da manhã e à tarde do evento. Para conferir a grade da programação completa clique nesta matéria.

Para o Diretor de Eventos ADPEC, Adriano Leitinho, o principal momento do mês foi este evento, onde a diretoria da ADPEC conseguiu debater junto com as Defensoras e Defensores Públicos diversos temas de interesses da carreira que puderam contribuir para o aperfeiçoamento no dia a dia da sua atuação. “Os temas contaram com questões relacionadas a racismo e também com temas relacionados à própria atividade do Defensor, como por exemplo saúde e as novas tecnologias junto aos processos judiciais. A última semana sempre traz eventos maiores e já faz parte do calendário da Associação há diversos anos, pois possibilita uma interação maior entre os colegas. Ficamos muito felizes com o resultado do evento”, concluiu.