A Caminhada de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes, que será realizada amanhã (18), Dia Nacional do Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, sairá às 7h da Praça do Estudante, no Centro de Russas.

A caminhada seguirá pelo Centro da cidade e se encerrará também na praça do estudante, após alguns pronunciamentos e apresentação da Banda de Música Maestro Orlando Leite. Durante o percurso, haverá apresentação da banda "Fanfarra", do município, e serão prestados esclarecimentos sobre o tema, havendo atendimento jurídico feito pela Defensoria Pública na mencionada praça durante toda a manhã.

Além da distribuição de folders sobre o tema e cartilhas da Defensoria Pública e ADPEC sobre os mais variados temas, também haverá uma blitz educativa com a adesivação de carros.

Também merece destaque a discussão do tema havida nas escolas municipais e estaduais de Russas e a elaboração de cartazes confeccionados pelos próprios alunos sobre o tema, que serão exibidos durante a caminhada, o que possibilita os adolescentes participarem com mais propriedade sobre o tema.

O objetivo principal da caminhada é sensibilizar a população para que esta seja mais uma aliada no combate à violência sexual praticada contra crianças e adolescentes estimulando-se, assim, um aumento no número de denúncias.

Tal caminhada é apenas o início de todo um trabalho a ser desenvolvido nessa área, com a participação de várias entidades de defesa da criança e do adolescente pois, só com a sociedade efetivamente articulada, reunida e empenhada poderá se assegurar os direitos de crianças e adolescentes com a prioridade absoluta exigida pela Constituição Federal, não podendo a Defensoria Pública do Estado do Ceará deixar passar "em branco" tão importante data para a luta e reafirmação dos direitos humanos de crianças e adolescentes em todo o Brasil.

Compartilhe