Defensores em Ação, Destaques Inicial, Notícias

Campanha Defensores em Ação

Para dar voz e visibilidade ao trabalho de Defensoras e Defensores Públicos, a ADPEC lança a campanha “Defensores em Ação”. O objetivo é propagar boas práticas e incentivar que sejam adotadas, adaptadas e melhoradas de acordo com as diferentes realidades. E são muitos os desafios diários de Defensoras e Defensores Públicos num momento de crise sanitária e exigência de afastamento social. A pandemia trouxe a necessidade de reinvenção.

Como facilitar o acesso da população aos serviços, desburocratizando medidas para aproximar os assistidos e informar por meio da educação qualificada em direitos? Como chegar até essas pessoas que não podem pagar por um advogado e contam com o acesso à justiça, através do trabalho de Defensoras e Defensores Públicos?

O projeto Defensores em Ação visa a divulgar exatamente essas práticas inovadoras. A vice-presidente da Adpec, Sandra Sá, diz que o projeto ressalta “ações diferenciadas que demonstram a essencialidade da prestação dos serviços da Defensoria, notadamente diante de um cenário em que as atividades foram desafiadas em razão da crise sanitária mundial. A criatividade, a reinvenção do modo de agir e o aprimoramento do exercício das funções serão ressaltados, dando oportunidade para se replicar e difundir as ações exitosas”.

O Defensor Público Régis Luiz Jordão de Alcântara, da 1ª Vara Cível da comarca de Iguatu, fez a estreia do projeto, como autor da concepção e do texto da cartilha “Pedido de Alimentos: orientação aos assistidos sobre pensão alimentícia”. A cartilha foi veiculada pela Defensoria Pública Geral neste mês de fevereiro de 2021.

Régis Jordão conta que a ideia da cartilha surgiu da necessidade de haver autossuficiência da Defensoria Pública no trato de questões familiares, priorizando a resolução de conflitos de forma extrajudicial.

A cartilha, assim, tem como função a educação em direitos, mas, também, traz esclarecimentos sobre a dinâmica dos expedientes na Defensoria Pública, o que permite aos assistidos uma melhor compreensão dos trâmites, diminuindo a ansiedade e aumentando a sensação de que o caso está sendo devidamente acompanhado.

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A CARTILHA

Para a primeira secretária da Adpec, Priscilla Holanda, idealizadora e entusiasta do projeto, o Defensores em Ação foi pensado “tanto para revitalizar a autoestima dos Defensores quanto para valorizar a figura do Defensor Público perante a sociedade, divulgando essas boas práticas”.

 

*Para participar do projeto basta entrar em contato com nossos canais de comunicação.

Instagram: @adpec

Facebook: Adpec

Secretaria: (85) 3268 2988 / Secretaria@adpec.org.br

Ascom : (85) 9 99280149 / imprensa@adpec.org.br