Cerca de trezentas pessoas devem participar de mais uma ação dentro da Campanha “Mulheres, Nós Defendemos” nesta sexta-feira, 13 de março, a partir das 8h, em frente ao Núcleo Descentralizado da Defensoria no bairro Mucuripe. Promovida pela Associação dos Defensores Públicos do Ceará e pela Defensoria Pública, a campanha se iniciou em março deste ano e prossegue durante o mês inteiro, com o objetivo de contribuir para efetivar os direitos das mulheres no Estado.
Durante o evento, serão distribuídos exemplares da cartilha “Mulheres, Nós Defendemos”, material produzido pela ADPEC e pela Defensoria para orientar as mulheres sobre seus direitos. Também haverá atendimento e orientação jurídica, realizados por cerca de dez defensores públicos, além de serviços paralelos, como oficinas de culinária, de maquiagem e de corte de cabelo e a apresentação de um ballet e de uma peça de teatro para mulheres, produzida pelo Centro Comunitário Luíza Távora, do Farol.
Segundo a responsável pela educação popular no Núcleo do Mucuripe, a defensora pública Erika Rodrigues, a comunidade tem se engajado bastante para que dê tudo certo no dia do evento. “Na sexta, iremos homenagear duas lideranças importantíssimas para o envolvimento da comunidade com o Núcleo do Mucuripe: dona Mariazinha, presidente da Associação dos Moradores do Serviluz, e a senhora Ortacília Verçosa, presidente da Associação de Idosos Oscar Verçosa. Juntamente com os moradores, essas duas lideranças têm sido importantíssimas para o sucesso dessa interação entre Defensoria Pública e comunidade”.
Para a presidente da Associação dos Defensores Públicos do Ceará, Mariana Albuquerque, essa interação dos defensores públicos com a comunidade reforça a importância deste profissional para a harmonia nos bairros. “Os defensores públicos que atuam nos núcleos descentralizados da defensoria estão conhecendo in loco a realidade dos locais onde eles atuam. Isso contribui para disseminar o senso de justiça entre as pessoas. O resultado é a pacificação social”, conclui.
Além do engajamento da comunidade, o evento conta com o apoio da Secretária Municipal de Assistência Social, da Prefeitura Municipal de Fortaleza, por meio da regional II, e dos Centros de Referência e Assistência Social (CRAS) dos bairros Mucuripe, Serviluz e Praia do Futuro. A próxima ação da campanha será no dia 20, no bairro Tancredo Neves, seguido por outra ação no dia 27, no João XXIII.
Campanha “Mulheres, Nós Defendemos” no bairro Mucuripe
11
mar