Conteúdos Adpec, Destaques Inicial, Notícias, Publicações

Campanha Nacional “Defensoria Pública: em ação pela inclusão” inicia com palestras, exposições e apresentações culturais

Nesta sexta-feira (12/05), a ADPEC lançou, em âmbito estadual, a campanha nacional “Defensoria Pública: em ação pela inclusão”. O evento marcou a disponibilização de uma programação diversificada de maneira gratuita para o público geral. O momento teve palestras, exposições, apresentações culturais e experiências imersivas.

A composição da mesa contou com membros que apoiaram a realização da campanha nacional, no âmbito estadual, dentre eles: Dra. Kelviane Barros, Presidenta da ADPEC e Defensora Pública, Raisa Lou Fagundes Pontes, do Centro Inclusivo para Atendimento e Desenvolvimento Infantil (CIADI/ALECE), Samuel Chaves, Presidente do Conselho Estadual de Defesa da Pessoa com Deficiência, e Emerson Damasceno, Presidente da Comissão Nacional de Defesa da Pessoa Autista do CFOAB e Presidente da Comissão Estadual de Defesa da Pessoa com Deficiência da OAB-CE.

Durante sua fala, a presidenta da ADPEC, Kelviane Barros, destacou a importância da campanha para as discussões sobre o tema na sociedade. “Campanhas como essas tem o objetivo de trazer conscientização de quais são os direitos de pessoas com deficiência, levar a informação para as pessoas de que elas não estão sozinhas, de que forma lutar pela defesa e construção dos seus direitos e tem o objetivo de esclarecer a população sobre o tema”, disse a presidenta da ADPEC.

Dada a apresentação da composição da mesa, a bibliotecária e mestre em políticas públicas, Clemilda dos Santos Sousa, iniciou a rodada de palestras com uma conversa sobre “Acessibilidade Informal”. Seguida a discussão sobre a temática, a mentora de estratégias digitais, Jully Coutinho, abriu sua palestra que tinha como tema: “A mulher com deficiência no mercado de trabalho”.

Em prosseguimento ao evento, o balé sobre rodas, de Raquel Freire, realizou uma apresentação emocionante para os presentes, seguida pela intervenção artística do grupo de teatro Olho Mágico. Após as apresentações artísticas, o evento realizou um intervalo para a contemplação da exposição de arte do pintor com síndrome de down Norton Lima e do artesão José Valdeci de Assis.

Em retorno aos palestrantes do evento, a pós-doutoranda em psicologia com ênfase em família, Layza Castelo Branco Mendes, realizou uma palestra sobre “Respeito à diversidade física e mental nos processos de subjetivação”.

Encerrando o evento, o Coordenador Nacional do Setorial da Pessoa com Deficiência e Assessor Parlamentar, Rubinho Linhares, subiu ao palco para palestrar sobre Capacitismo. Na ocasião, o palestrante discutiu acerca dos impactos da ação e a exclusão de pessoas com deficiência da sociedade.