Já está disponível no site da Associação das Defensoras e dos Defensores Públicos do Estado do Ceará (ADPEC), a Cartilha da Campanha Nacional 2024 produzida pela Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (ANADEP), com apoio da Comissão Temática dos Direitos da População em Situação de Rua da ANADEP e dos movimentos sociais representantes deste segmento.
O documento de 40 páginas tem como objetivo promover a educação voltada para os direitos das pessoas em situação de rua e ressaltar a atuação de defensoras e defensores públicos em favor de uma sociedade inclusiva e mais solidária.
O material traz os dados mais recentes coletados sobre o grupo em questão, destacando a situação preocupante em que o Brasil se encontra, principalmente nas grandes capitais como São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Salvador, Brasília, Fortaleza e Curitiba. Foi constatado, por exemplo, um aumento de 38% desde 2019 no número de pessoas em situação de rua após a pandemia de covid-19.
Além de um perfil desse grupo e as causas desse problema social tão delicado, a cartilha traz práticas proibidas contra a população em situação de rua, análises por demarcadores sociais (mulheres, crianças e adolescentes, população LGBTI+ etc.), projetos e legislações acerca do tema e como a população pode ajudar.
A presidenta da ADPEC, Kelviane Barros, destaca sobre a necessidade de fomentar o debate público sobre essas pessoas que são, diariamente, invisibilizadas: “A capital do Ceará é uma das que possui o maior número de pessoas em situação de rua. Esse é um problema social gravíssimo, mas que é pouco discutido em reuniões e posto em pauta nos projetos de governo. É preciso urgentemente que mais políticas públicas sejam feitas a respeito dessas pessoas, e a cartilha é uma forma de trazer à tona toda essa triste realidade.”
Todo o conteúdo desta cartilha está disponível em audiodescrição no canal da ANADEP no YouTube.