Sem categoria

Ceará: Campanha vai orientar direitos das mulheres

Gratuidade nas investigações de paternidade aos necessitados, inclusão da mulher no novo código civil como chefe da família junto ao homem, garantia recente na lei da divisão com o homem das despesas na gravidez e orientações do que fazer em caso de violência doméstica.

Esses são alguns dos itens presentes na cartilha ´Mulheres, Nós Defendemos”, produzida pela Associação dos Defensores Públicos do Ceará (ADPEC) e pela Defensoria Pública do Estado com o objetivo de orientar as mulheres sobre seus direitos.

Além das orientações jurídicas, a cartilha também disponibiliza os endereços e telefones das redes de proteção à mulher no Ceará. O lançamento da cartilha acontece na próxima terça-feira, a partir das 8h, na praça Manoel Dias Macedo, no bairro Ellery.

De acordo com a coordenadora da campanha, a defensora pública Ana Cristina Barreto, o projeto também vai atingir o Interior do Estado, pois serão impressos 12 mil exemplares da cartilha, a serem distribuídos principalmente nas 49 comarcas que contam com defensor público, para que eles repassem o material aos seus assistidos. ´O objetivo dessa campanha é promover às mulheres em situação de violência o real acesso à Justiça e Cidadania , à efetivação do Estado Democrático de Direito e à dignidade da pessoa humana´, explica.

No evento de lançamento, haverá orientação e atendimento jurídico, além de benefícios como emissão de documentos, prestação de serviços de saúde, cursos de maquiagem, massagem terapêutica e corte de cabelo. Também serão oferecidas atividades de lazer para as crianças.

A campanha prossegue durante o mês de março, com atendimento e orientação jurídica nos bairros Mucuripe, João XXIII e Tancredo Neves, onde há Núcleo Descentralizado da Defensoria Pública.

Fonte: Diário do Nordeste, 1/3/2009