Clube de Leitura, Conteúdos Adpec, Destaques Inicial, Notícias

Clube de Leitura da ADPEC discute livro clássico de George Orwell no mês de outubro; saiba mais

O próximo Clube de Leitura da ADPEC já tem data e horário para acontecer. No próximo dia 26 de outubro, será discutido o livro “A revolução dos Bichos”, escrito por George Orwell, que é considerado um dos 100 melhores do século 20. A obra narra a jornada de um grupo de animais que decide se rebelar contra o dono da fazendo, o Sr. Jones, e com a exploração dos humanos. É uma alegoria e uma sátira sobre o totalitarismo, mais especificamente com os rumos que tomados pela Revolução Russa, de 1917. Para se inscrever basta entrar em contato por meio dos canais de comunicação (85) 3268-2988, (85) 99928-0149 ou secretaria@adpec.org.br

O livro pode parecer simples devido a escrita, mas suas mensagens funcionam de maneira quase didática para expressar o que Orwell acreditava que acontecia dentro do regime soviético. Ao longo da leitura é interessante observar como as personalidades dos animais são antropomorfizadas, o que explicita o papel que cada um representa dentro de um sistema político e social humano. Nesse sentido, o livro também serve como análise e alerta sobre mecanismos de controle sutis utilizados na ascensão de governos autoritários, como a criação de um inimigo em comum. Ao alimentar o ódio dos animais pelos humanos.

O tema também dá continuidade ao livro discutido no Clube de Leitura do mês de setembro foi “Como Morrem as Democracias”, que foi lançado em 2018 nos Estados Unidos e traduzido para o português, no Brasil, ainda no mesmo ano, pela editora Zahar. O livro foi escrito pelos autores Stevan Levitsky e Daniel Ziblatt para mostrar como a democracia pode e é frequentemente subvertida por dentro pelas mãos de líderes e atores de tendência autoritária que transformam a democracia em um regime distinto e autocrático, sem necessariamente precisar utilizar das forças armadas ou de um golpe de Estado clássico.