Conteúdos Adpec, Destaques Inicial, Notícias

Confira detalhes sobre a segunda etapa do novo concurso para Defensora e Defensor Público do Ceará

A ADPEC informa que foi publicado nesta sexta-feira (22/7) o edital de realização da segunda etapa do novo concurso para defensora e defensor público do Ceará. No sábado (30/7), a prova será realizada no período da tarde, enquanto que, no domingo (31/7), ocorrerá pela manhã. O documento pode ser acessado no site da Fundação Carlos Chagas (clique aqui), organizadora do certame. Essa é a primeira vez desde 2015 que há um concurso público para Defensora e Defensor Público do Estado, havendo assim, atualmente, um déficit no número de Defensores para suprir a demanda da população, conforme divulgado no relatório “Um panorama da Defensoria Pública no Estado do Ceará”, produzido pela ADPEC em 2021, onde mostra que a Defensoria Pública do Ceará (DPCE) possui 344 defensores atuando nas 15 macrorregiões do Estado, que abrangem os 184 municípios cearenses, ou seja, o Ceará apresentou um déficit quando comparado a ocupação de cargos no Ministério Público (409) e no Poder Judiciário (417).

As provas escritas discursivas terão duração de quatro horas cada e serão aplicadas presencialmente em Fortaleza, no Centro Universitário UniFanor – Campus Dunas. Os portões abrirão às 13h30min e fecharão às 14h30min no primeiro dia. Já no segundo dia de teste, abrirão às 8 horas e fecharão às 9 horas. Os locais de prova serão informados em cartão enviado por e-mail, mas que também será disponibilizado no site da Fundação Carlos Chagas. O concurso da Defensoria Pública Geral do Estado do Ceará (DPCE) oferta 60 vagas para novos membros que atuarão na Entrância Inicial. Esse é o primeiro certame da história da instituição a dispor de cotas raciais.
São destinadas 20% das oportunidades a pessoas negras, 5% a pessoas com deficiência, 5% a indígenas e 5% a quilombolas.

De acordo com a presidenta da ADPEC, Andréa Coelho, essa é uma vitória de toda a população e de todos aqueles que fazem a Defensoria do Estado do Ceará. “A conquista por mais cargos na DPCE é uma luta da ADPEC há anos, ficamos muito felizes em depois de quase 7 anos ver novamente concurso para nossa instituição. Temos certeza que isso irá fortalecer ainda mais a DPCE e fazer com que os Defensores(as) que já atuam na Defensoria Pública do Ceara fiquem menos sobrecarregados, pois entrarão novos competentes colegas para contribuir com o dia a dia da instituição e as demandas da população”, disse.