Sem categoria

Confira a Programação da Semana do Defensor Público no Ceará

A Semana do Defensor Público no Estado do Ceará contará com programações descentralizadas em diversos municípios, conforme as parcerias estão sendo montadas com o poder público local e demais instituições da sociedade civil organizada. Algumas, em especial, foram enviadas à Adpec para construir o pacote de atividades da programação. Outras estão na lista de ações devido à importância da temática:

Dia 17 de maio (terça)

» Caminhada de lançamento da Campanha Nacional "Crianças e Adolescentes, nós defendemos! Defensoria Pública e Prefeitura de Cascavel no combate à violência infanto-juvenil". Logo após, às 10 horas, será iniciada a prestação de serviços na Praça São Francisco, onde haverá atendimento ao público pela Defensoria Pública do Estado do Ceará, Caminhão do Cidadão, secretarias de Saúde (medição de pressão arterial, glicose, distribuição de preservativos etc.) e de Ação Social (oficina de arte, corte de cabelo etc.).
Local: Praça Matriz do município de Cascavel-CE.
Horário: a partir das 8 horas

Dia 18 de Maio (quarta) – Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

» I Diálogo Interinstitucional: Defensoria Pública e Sistema Sócioeducativo. A Defensoria Pública Geral do Estado do Ceará, por meio da sua Coordenadoria da Infância e Juventude, irá realizar o encontro, que tem como proposta apresentar o trabalho desenvolvido junto aos Centros Educacionais da comarca de Fortaleza. O evento será encerrado com a palestra "Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes – Resultados da CPMI do Congresso Nacional e os Novos Desafios", proferida pela Deputada Estadual Patrícia Saboya.
Local: Auditório Defensor Público Jesus Xavier de Brito, na sede administrativa da DPGE (Av. Pinto Bandeira, 1111 – Luciano Cavalcante – Fortaleza/CE).
Horário: 17 horas

» 2º Caminhada do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes – Russas/CE. Defensoria Pública do Estado do Ceará, Prefeitura Municipal e Conselho Tutelar promovem ato para marcar o Dia Nacional. O Ceará é o 7º no ranking dos estados que mais receberam denúncias no Disque Denúncia Nacional de Abuso e Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes (Disque 100), entre 2003 e 2009, segundo dados da Secretaria Especial dos Direitos Humanos (SEDH) da Presidência da República.
Local: Praça do Estudante – Centro – Russas/CE
Horário: a partir das 7h30.

19 de Maio (quinta)

» Mutirões de Orientação Jurídica na Praça do Ferreira
Defensores Públicos do Ceará (e de vários outros estados do país) vão realizar atendimento e orientação jurídica para a população que não tem condições financeiras de pagar um advogado e as custas judiciais, para marcar o Dia Nacional da Defensoria Pública.
Local: Praça do Ferreira, Centro – Fortaleza/CE
Horário: a partir das 8h30

20 de Maio (sexta)

» Seminário DEFENSORIA PÚBLICA E DIREITOS HUMANOS
Palestra "A Atuação da Defensoria Pública no Sistema Interamericano de Direitos Humanos"
Presidente da Mesa: Amélia Soares Rocha, Defensora Pública Titular do Núcleo de Direitos Humanos da DPGE/CE;
Palestrante: Antônio Maffezoli, Defensor Público Interamericano;
Debatedor: Marcelo Uchôa, Coordenador Estadual de Políticas Públicas dos Direitos Humanos;
Debatedora: Deputada Eliane Novais, Presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembléia Legislativa do Estado do Ceará;
Local: Auditório da Sede da Adpec (Andar Lobby – Complexo São Mateus – Torre Saúde – Av. Santos Dumont, 5633)
Horário: 9 horas.

» Almoço com Associados
Local: Restaurante Família Giuliano (Av. Washington Soares, 909, Edson Queiroz)
Horário: 11h30.

» Solenidade em Comemoração ao Dia do Defensor Público
Local: Assembléia Legislativa do Estado do Ceará
Horário: 15 horas.