Notícias

Crianças e adolescentes acolhidos em abrigos de Fortaleza participam de semana de cultura e lazer

nadijSiteNa semana em que se comemora o Dia das Crianças, a Defensoria Pública Geral do Ceará, em parceria com a Associação dos Defensores Públicos do Estado do Ceará (Adpec), preparou uma programação especial para crianças e adolescentes que estão em 21 abrigos de Fortaleza, dentro do programa Defensoria Amiga dos Abrigos. Neste sábado, 8 de outubro, às 16 horas, 33 crianças acolhidas nos abrigos Tia Júlia e Acolhimento Institucional III assistirão ao espetáculo “O Pequeno Príncipe” no Teatro Rio Mar. A atividade faz parte da campanha “Minha Vez de Brincar”, uma iniciativa da Núcleos das Defensorias de Defesa da Infância e Juventude e Varas da Infância e Juventude, voltada para a oferta de lazer e momentos lúdicos para as crianças e jovens acolhidos nas instituições.

Na véspera do dia das crianças, dia 11 de outubro, 138 crianças poderão assistir à peça Ogroleto, da Cia Pavilhão da Magnólia, dentro do Festival de Teatro Infantil, que acontece no Theatro José de Alencar. Além desta programação, o Centro Cultural da Caixa também recebe as crianças na peça A Fantástica Baleia Engolidora de Circos. Tem programação para os mais miúdos no Shopping Benfica, no dia 10 de outubro, voltada para crianças de 3 a 5 anos. E também para os mais velhos que participam de um rodízio de pizza, no restaurante Pasto&Pizza e da estreia do filme Shaolim do Sertão, comédia do cearense Halder Gomes, no cinema do Shopping Del Paseo.

A programação específica para as crianças e adolescentes que estão nas unidades de acolhimento foi trabalhada por meio de parcerias firmadas com empresas e instituições públicas. Ainda foram arrecadados jogos, bolas, cadernos e brinquedos que serão doados para as 329 crianças e jovens que estão nas unidades de acolhimento de Fortaleza. Estas unidades são casas de passagem, quando as crianças, por motivos diversos, são retiradas ou separadas de sua família biológica e podem ir pra adoção ou mesmo serem trabalhadas para o reestabelecimento dos laços familiares.

“Realizamos reunião com os diretores e representantes dos abrigos da cidade e ouvimos as principais necessidades deles. Tínhamos em mente uma campanha voltada para a arrecadação de alimentos, mas nos surpreendemos quando ouvimos que eles mais necessitavam eram de oportunidades de lazer, cultura e momentos lúdicos para as crianças e jovens acolhidos nestas instituições. A nossa ação é uma tentativa de permitir que estas crianças e jovens possam ter acesso a um amplo oferecimento de trocas de experiências com outras pessoas, através dos esportes, pela interação social em espaços de lazer adequados, entre outros benefícios”, destacou o defensor público e supervisor do Núcleos das Defensorias de Defesa da Infância e Juventude e Varas da Infância e Juventude, Adriano Leitinho.

Confira a programação completa:

– Dia 8/10 às 16h – Teatro Rio Mar – “O Pequeno Príncipe”
33 crianças
Abrigos Tia Júlia e Acolhimento Institucional III

– Dia 10/10 às 18h – Rodizio de Massas no Restaurante Pasto e Pizza ( Av. Barão Studart, 1071, Aldeota)
30 crianças e adolescentes
Abrigos Acolhimento Institucional I , II, IV e Lar Santa Mônica

– Dia 10/10 às 9h – Shopping Benfica
80 crianças de 3 a 5 anos
Parquinho, cinema, lanche e visita guiada

– Dia 11/10 às 14h – Theatro José de Alencar – Espetáculo “Ogroleto”
138 crianças de 6 a 12 anos
Abrigos Acolhimento Institucional I / Acolhimento Institucional II /Acolhimento Institucional lII / Acolhimento Institucional IV / Abrigo Desembargador Olívio Câmara – ADOC / Associação O Pequeno Nazareno / Casa da Criança / Casa de Apoio Sol Nascente / Casa do Menor São Miguel Arcanjo / Casas Abrigo / Casa Santa Gianna Beretta Molla / Lar Batista / Lar Santa Mônica / Madre Paulina / Nossa Casa / Nova Vida / Recanto da Luz / Tia Júlia / Vida em Foco

– Dia 13/10 às 13h30 – estreia do Filme Shaolim do sertão – Shopping Del Paseo
30 crianças e jovens de 10 a 17 anos

– Dia 13/10 às 15h – Espetáculo A Fantástica Baleia Engolidora de Circos na Caixa Cultural
50 crianças de 06 a 12 anos
Abrigos: Tia Júlia / Acolhimento I / Acolhimento II / Acolhimento III/ Abrigo Desembargador Olívio Câmara – ADOC / Vida em foco

– Dia 14/10 às 15h – Espetáculo A Fantástica Baleia Engolidora de Circos na Caixa Cultural
50 crianças de 06 a 12 anos
Abrigos: Santa Gianna / Madre Paulina / Casa da Criança